Um dia repleto de aprendizagens. Um espaço de aula inovador

Os alunos das turmas de 10º ano, de Ciências e Tecnologias, do nosso agrupamento, têm tido um papel muito ativo em várias ações e projetos direcionados para a proteção e preservação do meio ambiente e conservação da biodiversidade.

Na sequência deste envolvimento, o CFDDE do AEA lançou-lhes um novo desafio: uma descida de rafting ou de canoas-raft, num troço do rio Paiva, com um caráter ambiental - a limpeza das margens de parte desse troço.

A primeira turma contemplada foi o 10ºB, o troço escolhido foi Paradinha-Areinho e o caudal do rio ditou que a descida se fizesse em rafting.

Divididos por três embarcações lançaram-se rio abaixo, recolhendo resíduos nos locais em que o rio o permitia e enfrentando os rápidos com mestria, socorrendo-se das técnicas elementares aprendidas e treinadas, superaram os obstáculos característicos de um percurso de águas bravas.

A atividade contribuiu ainda para a divulgação do rafting, para a aprendizagem das técnicas e manobras elementares e dos procedimentos de segurança. Foi um incentivo à prática regular de exercício físico, nomeadamente dos desportos de natureza, tentando implementar um espírito de montanha.

Foi impressionante, à chegada ao Areinho, verificarmos a quantidade e o tipo de resíduos que retiramos das margens do Paiva. Não menos impressionante, foi constatarmos que ainda muito lá ficou. Os passos estão a ser dados na direção certa, mas ainda temos um longo rio (caminho) a percorrer.

Pneus de carros, de tratores e de bicicletas, calçado diverso, plásticos de recipientes, sacos e tubos, trapos e restos de roupa, blocos amassados de alumínio e outros que nem conseguimos identificar. Mais de doze sacos de lixo e oito pneus.

Por fim, um agradecimento especial à Just Come, empresa de animação turística, pela disponibilidade imediata para colaborar nesta ação, e ao Guia de Rafting, Álvaro Pontes, que nos acompanhou e colaborou para o sucesso da nossa “missão”.

Fotos