Quatro escolas do Agrupamento premiadas em ação de educação ambiental
Quatro escolas do Agrupamento de Escolas de Arouca receberam os prémios da 1ª edição do Pacto “Escola + Eficiente, Escola + Responsável”, um projeto municipal de educação ambiental implementado pela primeira vez no ano letivo anterior nas 13 escolas do 1.º ciclo e JI do concelho. A iniciativa de educação ambiental prossegue durante este ano letivo e tem como objetivo «sensibilizar para uma utilização racional e eficiente da água e da eletricidade, promovendo a alteração de hábitos de utilização e consumo.»
Consumo de água e eletricidade baixou cerca da 50%
Segundo os dados da autarquia, a EB1 de Ponte de Telhe (Moldes) foi a que alcançou a maior redução de consumos (-47%) no município, tendo os alunos sido premiados com um quadro multiusos, um vídeo projetor e 2 pufes para o cantinho da leitura. Também os alunos do Polo Escolar de Canelas (-46%), do Polo Escolar de Rossas (-19%) e da EB1 e JI de Paços, em Moldes (-13%), receberam jogos didáticos e de lazer por terem obtido bons resultados, conseguindo uma redução mínima de 5% nos consumos. Os alunos das escolas de Ponte de Telhe e de Canelas foram ainda agraciados com garrafas de água reutilizáveis atribuídas pela Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, representada pelo seu presidente, o engenheiro arouquense Jorge Cardoso, antigo aluno da Escola Básica e da Escola Secundária de Arouca.
Autarcas e professores apadrinharam o evento
A sessão de entrega de prémios foi seguida pelos representantes da entidade promotora, a Presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém, os Vereadores do Ambiente e do Desenvolvimento Educativo, António Carlos Duarte e Cláudia Oliveira, respetivamente, e das instituições escolares, a Diretora do AE Arouca, Amélia Rodrigues, a Adjunta Maria Helena Rodrigues, docentes e assistentes operacionais das respetivas escolas. A escolha dos prémios foi da responsabilidade das escolas.