Monitorização da Educação Inclusiva no AEA
O DL 54/2018, de 6 de julho, tem como eixo central de orientação a necessidade de cada escola reconhecer a mais-valia da diversidade dos seus alunos, encontrando formas de lidar com essa diferença.
As linhas de atuação para a inclusão vinculam toda a escola a um processo de mudança cultural, organizacional e operacional, baseado num modelo de intervenção multinível que reconhece e assume as transformações na gestão do currículo, nas práticas educativas e na sua monitorização. Estas devem integrar um contínuo de medidas universais, seletivas e adicionais que respondam à diversidade das necessidades de todos e de cada um dos alunos.
O artigo 33.º estabelece que as escolas devem incluir nos seus relatórios de autoavaliação as conclusões da monitorização da implementação das medidas curriculares, dos recursos e estruturas de suporte à educação inclusiva.
Assim, pretende-se avaliar o nível de implementação e a eficácia na promoção da inclusão no Agrupamento de Escolas de Arouca, promovendo a reflexão interna sobre o que se faz, por que se faz, com quem se faz, para que se faz e como se faz. Para tal serão disponibilizados, entre 19 e 23 de fevereiro, questionários direcionados a pessoal docente, pessoal não docente, alunos e encarregados de educação.
A participação da comunidade educativa é fundamental para aferir se o serviço educativo prestado no AEA promove e garante a igualdade de oportunidades para todos os alunos.