CFDDE do AEA: o que nos reservou o mês de janeiro

O mês de janeiro marcou o regresso do grupo/equipa de canoagem do nosso agrupamento ao rio e à competição.
Depois de alguns treinos nas piscinas municipais, e de consolidadas as técnicas básicas, começaram já a aprender técnicas avançadas, que lhes permitem recuperar o equilíbrio (apoios e esquimotagem). Chegou a hora de as aplicar em contexto real de águas bravas. Os nossos canoístas provaram estar aptos para novos desafios.

No dia 23 de janeiro, a equipa deslocou-se à marina da Afurada, em Gaia, onde participou na 1ª jornada de DE, na modalidade de canoagem, provas de 400m cup e slalom.
Os alunos tiveram ainda a oportunidade de experimentar o SUP.

Na prova de canoagem 400m CUP, regata em linha cronometrada, os iniciados masculinos conseguiram um 4º e uns 6º lugares, deixando em aberto o apuramento para o regional, que se decidirá nas duas jornadas seguintes, Vila do Conde e Crestuma.
No escalão de juvenis masculinos, os nossos atletas fizeram uma belíssima prova e ficaram com o 3º e 4º lugares.

No Slalom, uma prova em kayak, cronometrada, e que exige perícia para realizar um percurso passando, sequencialmente, em portas numeradas ou, como neste caso, em que as portas foram simbolizadas por boias que o canoísta tinha de contornar, os nossos iniciados masculinos ganharam os três lugares do pódio e os juvenis, o 1º e 2º lugares.

Quanto a visitas ao CFDDE, recebemos o Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva e o Agrupamento de Escolas À Beira Douro.
Alunos e professores venceram de forma entusiástica os 7,5km de descida, em raft, entre Espiunca e a praia fluvial do KM10. Surpreendidos com a força destas águas cristalinas e os desfiladeiros por elas rasgados, este troço, por vezes sinuoso, esconde escarpas imponentes nas zonas mais encaixadas do rio.

De 24 a 28 de janeiro, decorreu o Arouca Rafting Summit. Por convite da CMArouca, alunos do 12ºano dos agrupamentos de Arouca e de Escariz participaram no evento, realizando a descida de rafting no dia 25. Um dia perfeito! Sol, céu azul, rio com um bom caudal para a prática da modalidade e muita alegria.

O CFDDE do AEArouca continuou a marcar presença no evento, participando no seminário “Heli resgate em montanha”, no dia 26, e na descida de encerramento no dia 28.

Fotos