Jornadas de Ciência de Arouca uniram alunos e investigadores
O Agrupamento de Escolas de Arouca foi um dos parceiros intervenientes nas VII Jornadas de Ciência de Arouca, realizadas em dezembro, na Loja Interactiva de Turismo. Abertas a todos, as Jornadas de Ciência são promovidas anualmente pela associação arouquense Círculo Cultura e Democracia, a Câmara Municipal de Arouca e os Agrupamentos de Arouca e de Escariz, com a apoio do Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis.
Subordinadas ao tema «Planeamento e Desenvolvimento Territorial», as jornadas de conhecimento voltaram a envolver a intervenção de consagrados académicos e investigadores e alunos dos dois agrupamentos escolares. Foram cinco os painéis de informação e debate sobre assuntos da actualidade, tais como recursos naturais, ecologia e biodiversidade, território e urbanização, território e inovação, mobilidade e acessibilidade e turismo sustentável. Entre outras entidades, seguiram as Jornadas de Ciência os diretores dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz, professores Amélia Rodrigues e Vitor Venceslau, respetivamente, a coordenadora da direção do Círculo Cultura e Democracia, Marta Duarte, a presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém, a vereadora do Desenvolvimento Educativo, Social e Cultural, Cláudia Oliveira, e o diretor do Centro de Formação AVCOA, professor José Rosa.
Diversidade temática
Adélia Almeida, Chefe de Divisão do Município (2ª revisão do PDM do concelho de Arouca); Eva Malta Pinto, investigadora ecologista da U. do Porto (Biodiversidade como recurso natural); Cecília Silva, professora e investigadora da Faculdade de Engenharia da U. Porto (Acessibilidade e mobilidade sustentável em territórios de baixa densidade); Sara Duarte Correia, bióloga e presidente da Associação Portuguesa de Turismo em Espaços Rurais e Naturais (Turismo, para que te quero… o poder da natureza); Verónica Orvalho, docente na Faculdade de Ciências da U. do Porto, investigadora no Instituto de Telecomunicações e especialista em computação gráfica (uma extraordinária história de vida feita de aventura, empreendedorismo e conhecimento) e Álvaro Domingues, geógrafo, investigador e professor da Faculdade de Arquitetura da U. do Porto (Território como política) foram os oradores convidados para darem substância comunicacional e científica aos dois dias consagrados à ciência.
Alunos divulgam os seus projetos
Dois dias em que pelo palco da Ciência passaram também várias equipas de alunos do ensino secundário dos Agrupamentos de Escolas de Arouca (10ºA, 10ºB, 10ºC e 11ºB) e de Escariz (10ºB, 11ºB e 12ºB), que partilharam com os cientistas e o auditório os projetos de investigação que vêm desenvolvendo no contexto escolar no âmbito das temáticas que compuseram os dois dias de trabalhos, que aliaram ciências experimentais e ciências sociais e humanas.
No que respeita aos projetos em marcha no AE de Arouca, alunos da turma 10ºB divulgaram os trabalhos (“Semear Vida”) desenvolvidos no Clube Ciência Viva na Escola Secundária de Arouca, orientados para a temática da Biodiversidade e a sua conservação no concelho de Arouca, abrangido em grande parte pela Rede Natura 2000 e classificado como Geoparque Mundial da Unesco. Ainda noutro painel, a turma 10ºB, em parceria com o Arouca Geopark, abordou o destaque crescente da ciência cidadã, impulsionada pelo crescente uso das novas tecnologias, na proteção da biodiversidade.
As turmas 10ºA, 10ºB e 10ºC, de Ciências e Tecnologias, promoveram o seu projeto de DAC (Domínios de Autonomia Curricular), um estudo científico sobre a qualidade da água na Ribeira de Gondim, usando como indicadores parâmetros físico-químicos e microbiológicos, entre outros, em parceria com o projeto “Rios com Vida”, da Associação Geoparque Arouca. Em parceria com o Arouca Geopark, a secção de canoagem do Centro de Formação do Desporto Escolar e o projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, os alunos estiveram envolvidos na iniciativa europeia de ciência cidadã no âmbito do projeto “Plastic Pirates – Go Europe”.
Os alunos do 11ºB partilharam as suas reflexões e preocupações em torno das questões da mobilidade interna, das ligações ao exterior e do desenvolvimento do município de Arouca – “uma terra tão perto e tão longe” – que suscitou a problematização de vários constrangimentos e a partilha de algumas soluções. Da mesma turma vieram sugestões com vista à procura de um ponto de equilíbrio entre o binómio turismo de massas e preservação dos espaços e seus recursos.
Na partilha do conhecimento estiveram também alunos do AE de Escariz. O conhecimento do território, políticas de planeamento e ordenamento capazes de responder às necessidades das gerações futuras (turma 11ºB), como garantir um turismo sustentável em Arouca (turma 10ºB), o conhecimento, a fixação de jovens e outros problemas dos territórios de baixa densidade demográfica (turma 12ºB) foram assuntos trazidos ao debate pelos parceiros de Escariz.
Encerramento
Já na 7ª edição, as Jornadas de Ciência de Arouca voltaram a ser uma boa oportunidade de crescimento comunicacional e pedagógico proporcionado aos estudantes na convivência com reconhecidos investigadores. Na sessão final, o Dr. Manuel Sobrinho Simões e a presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém, enalteceram as virtudes do evento que, mais uma vez, teve como razão primeira de realização os alunos do município de Arouca. No apoio à dupla jornada de trabalhos estiveram ainda alunos da Academia de Música de Arouca e alunos dos Cursos Profissionais de Cozinha-Pastelaria, Restaurante-Bar e Multimedia.
Reportagem e entrevistas
Com produção do Curso de Multimédia da Escola Secundária de Arouca, divulga-se as reportagens referentes aos dias 1 e 2 das Jornadas de Ciência, bem como as entrevistas conduzidas pelo professor Vitor Correia aos elementos envolvidos na organização: Amélia Rodrigues e Vitor Venceslau (diretores dos agrupamentos escolares), Cláudia Oliveira (Vereadora do Desenvolvimento Educativo e Cultural), Marta Duarte (Coordenadora da Direção do Círculo Cultura e Democracia), José Rosa (Diretor do Centro de Formação AVCOA), Glória Regina Tavares (Coordenadora do Departamento de Ciências Naturais e Físico-Químicas da ESA) e Manuel Sobrinho Simões (emérito cientista do Circulo Cultura e Democracia).