Clube Ciência Viva e Parceiros unem-se na recuperação de espaços naturais
No passado dia 18 de dezembro de 2023, uma ação de reflorestação foi mais um passo significativo na recuperação de uma das encostas do Monte da Senhora da Mó. A iniciativa contou com a participação de 30 alunos do 9º ano e 2 professores, todos empenhados em contribuir para a regeneração ambiental do local.
As árvores utilizadas nesta ação foram propagadas e cultivadas no viveiro do Clube Ciência Viva, num trabalho de continuidade com anos anteriores, que envolve a recolha de sementes de diversas espécies nativas, a sua sementeira e cuidados de manutenção das mudas.
Entre as espécies utilizadas neste transplante, destacam-se o carvalho-alvarinho (Quercus robur), sobreiro (Quercus suber), pinheiro (Pinus sp.), azevinho (Ilex aquifolium), e pilriteiro (Crataegus monogyna). A diversidade de espécies plantadas tem por objetivo restaurar e promover a diversidade ecológica, essencial para o equilíbrio do ecossistema.
Os trabalhos de campo foram conduzidos com a orientação dos parceiros do Clube Ciência Viva: a Associação Florestal de Entre Douro e Vouga e a Associação Geoparque Arouca. Estas, desempenharam um papel fundamental, partilhando os seus conhecimentos e fornecendo orientações técnicas para garantir o sucesso da ação de reflorestação.
A Câmara Municipal de Arouca, outro parceiro do projeto, possibilitou a concretização desta iniciativa, ao disponibilizar o autocarro para o transporte dos alunos.
Esta ação representa um esforço significativo na recuperação ambiental, mas também destaca a importância da educação ambiental e do envolvimento da comunidade na preservação de espaços naturais. O envolvimento ativo dos alunos e dos professores e a colaboração dos parceiros do projeto reflete o espírito de responsabilidade que é essencial para garantir um futuro sustentável para as gerações futuras.