Vida com + Verde

No passado mês de novembro, os alunos da turma do 4ºA da EB1 de Arouca, no âmbito do projeto de escola “Vida com + Verde”, realizaram uma saída de campo à aldeia de Adaúfe, freguesia de Moldes, acompanhados pela professora Mafalda Almeida, pela bióloga Susana Bastos e pelos professores de desporto do Município, Paulo Carvalho e Sérgio Vieira.

Esta saída de campo foi bastante enriquecedora para os alunos, pela diversidade de objetos de estudo e de exploração, que abrangeram várias áreas de conhecimento, nomeadamente nas áreas científica, física e desportiva, multicultural e ambiental. Foi proporcionado um convívio intergeracional com os habitantes de Adaúfe, onde os alunos tiveram contacto com as vivências e saberes ancestrais das comunidades rurais. Juntamente com a bióloga Susana Bastos, da Associação Geoparque Arouca, foram partilhados saberes relacionados com a floresta e seus ecossistemas. Os alunos identificaram espécies, aprenderam novos vocábulos (souto, sossa, castinçal), identificaram as doenças do castanheiro, os seus amigos e inimigos e as espécies de castanhas existentes. Os alunos, orientados pelos professores Paulo Carvalho e Sérgio Vieira, realizaram, ainda, uma caminhada pelo trilho “Varandas de Adaúfe”, que veio acrescentar adrenalina e aventura à experiência. Os alunos desfrutaram do espaço e beleza natural, sempre com a preocupação da sua conservação e proteção, enfatizando a importância ambiental e cultural do mundo rural e as questões de natureza ecológica, vitais para a consagração da biodiversidade e para a humanização das florestas.

Com esta atividade, pretendeu-se construir conhecimento através da observação, experimentação, recolha e tratamento da informação, em contexto, assim como, sensibilizar para um estilo de vida mais saudável, pela prática de atividades ao ar livre, em espaços naturais, contribuindo, desta forma, para o bem-estar físico e mental dos nossos alunos.

A escola agradece a colaboração da comunidade da aldeia de Adaúfe, dos técnicos do desporto do Município de Arouca e da Associação Geoparque, que fizeram com que esta visita fosse tão proveitosa.

Fotos