Renovação do selo EQAVET do AEA
No passado dia 22 de novembro de 2023, o Agrupamento de Escolas de Arouca recebeu a visita da equipa de verificação conformidade EQAVET para renovação do selo EQAVET dos cursos profissionais.
A avaliação do processo de alinhamento com o Quadro EQAVET foi realizada por dois peritos externos, representantes de entidades do ensino superior, e teve por base 6 critérios: Planeamento, Implementação, Avaliação, Revisão, Diálogo institucional para a melhoria contínua da oferta de Ensino e Formação Profissional (EFP) e Aplicação do ciclo de garantia e melhoria da qualidade da oferta de EFP. Para cada critério, foram definidos vários focos de observação, entre eles, os seguintes: a participação dos stakeholders internos e externos na definição dos objetivos estratégicos da instituição, o alinhamento das atividades planeadas com os objetivos estratégicos da instituição, a diversidade de parcerias com operadores de EFP, e outros stakeholders externos, em função da sua natureza (atividades regulares, questões críticas emergentes, opções estratégicas na gestão da EFP), participação dos alunos/formandos em projetos de diferente âmbito (local, nacional, transnacional) que favorecem a sua aprendizagem e autonomia, revisão do que foi planeado, através da adoção de melhorias de natureza diferente com base nos resultados da avaliação da EFP e do feedback obtido sobre a satisfação dos stakeholders internos e externos, disponibilização de informação, sobre a melhoria contínua da oferta de EFP, na rede interna e sítio internet da instituição, visibilidade nos documentos orientadores da instituição da aplicação do ciclo de garantia e melhoria da qualidade na gestão da oferta de EFP.
Durante esta visita foram ouvidos os stakeholders internos e externos: a Diretora do Agrupamento, Subdiretora, elemento equipa EQAVET, alunos finalistas dos cursos profissionais, diretores de curso, diretores de turma, professores da componente sociocultural, científica e técnica, os serviços SPO, representantes pessoal não docente, entidades empregadoras, tutor de FCT, Presidente do Conselho Geral, encarregados de educação e Associação de Pais e Encarregados de Educação.
No relatório final, relativamente à avaliação global, destaca-se que existe um alinhamento com o EQAVET avançado. Assim, verifica-se que os conceitos de EQAVET têm sido devidamente interpretados, implementados e verificados. A análise documental e a visita de 22 de novembro são provas que permitem conhecer os princípios pelos quais o AEA se rege, a capacidade dos recursos humanos docentes e não docentes para gerir a qualidade e, sobretudo, o efeito que esta procura de qualidade tem nos alunos e em todos os interessados no sucesso profissional e pessoal. No que toca à cultura da melhoria contínua, está incrementada nas dimensões da Escola Secundária de Arouca, sublinhando-se o esforço por parte da equipa de Direção e equipa EQAVET para a contínua aplicação dos processos e estratégia de inovação na educação adequada aos princípios orientadores do sistema EQAVET, assim como a participação evidente em ações na comunidade com impacto local.
Face aos resultados da avaliação do processo de alinhamento do sistema de garantia da qualidade com o Quadro EQAVET, desenvolvido pelo AEA, foi renovado o selo de qualidade dos cursos profissionais por mais três anos.
Congratulamo-nos com o resultado obtido, que será uma mais-valia para as candidaturas pedagógicas e financeiras dos cursos profissionais, e continuaremos a trabalhar em prol da qualidade do ensino profissional.