Workshop - Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
Num encontro, proporcionado pelo Clube Ciência Viva da ESA, assistimos a uma interessante troca de experiências entre alunos, professores, jardineiros e investigadores! Um tempo especial em que a teoria e a prática se uniram para “Cuidar” melhor da Floresta.
Foi no dia 30 de novembro que a nossa escola recebeu o curador do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, João Farminhão, e um dos jardineiros que é um elemento chave da sua equipa. Estiveram presentes 22 alunos, 3 professores e a Dª Leonor, assistente operacional, cuja atividade de apoio ao nosso viveiro é fundamental.
Num primeiro momento o investigador, João Farminhão, partilhou connosco algumas ferramentas digitais que podem ser utilizadas por todos, especialmente pelos amantes da Botânica. Sensibilizou-nos ainda para a necessidade de conhecer, divulgar e preservar alguns dos tesouros naturais que a zona de Arouca nos oferece.
Num segundo momento, apesar das condições atmosféricas desfavoráveis, foi possível visitar rapidamente as instalações do viveiro Florestal da ESA e observar as espécies autóctones que lá se encontram, reconhecendo a sua importância ecológica.
Posteriormente, num espaço preparado para o efeito, houve uma troca de experiências sobre algumas técnicas utilizadas na propagação de espécies vegetais.
Por fim, reforçando a importância de algumas espécies da flora do Arouca Geopark, foram oferecidos exemplares de Dianthus hyssopifolius (Cravina-de-folhos) do nosso viveiro, ao Curador, João Farminhão.
Estes exemplares integrarão uma Exposição organizada pelo Jardim Botânico de Coimbra, de diferentes espécies do género Dianthus, patente ao público no mês de maio.