“E o passado aqui tão perto…”

Ao longo dos séculos, em Arouca, a arquitetura, a história e a literatura andaram de mãos dadas e o Mosteiro de Santa Maria de Arouca é o repositório desse legado. As professoras de Português do 10º ano decidiram tirar partido deste nosso valioso património para aprofundar e contextualizar, localmente, as aprendizagens feitas pelos alunos, em sala de aula.

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro,as turmas 10ºA, B, C, D/D1, E e F deslocaram-se ao mosteiro, para uma visita guiada ao Museu de Arte Sacra e à Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão.

Na biblioteca, os alunos puderam observar manuscritos que remontam ao século XII, conheceram a história de vida do seu culto fundador e tiveram acesso à sua vasta biblioteca pessoal.

De seguida, enquanto percorreram os corredores do convento, observaram as obras artísticas do Museu de Arte Sacra. Além disso, puderam presenciar a vida em clausura das freiras que habitaram o mosteiro, bem como a rotina de culto religioso que praticavam.

A disponibilidade dos guias, Sara e João, bem como a generosidade da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, proporcionaram a este grupo de alunos uma visão mais ampla do património arouquense, que contribuiu para a consolidação dos conhecimentos relativos ao enquadramento histórico-literário da lírica trovadoresca, estudada nas aulas de Português.

Os visitantes não ficaram indiferentes a este percurso e, na 1ª pessoa, partilham a sua experiência:

“A visita à Biblioteca Memorial D. Domingos de Pinho Brandão foi uma oportunidade enriquecedora para os alunos do 10º ano, uma vez que o espólio que lá se encontra remonta, em alguns casos, ao século XIII, período em que floresceu a poesia trovadoresca, estudada nas aulas de português. Nesta biblioteca e no Museu de Arte Sacra, encontram-se exemplares únicos de alguns livros e manuscritos de valor incalculável. Para os alunos arouquenses, foi uma experiência relevante que permitiu aproximar o presente do passado e assim fazer mais e melhores aprendizagens.”
Alunos do 10ºA

“Saber mais sobre a história do convento foi extremamente divertido e educativo.”
“A forma como nos apresentaram a história do Mosteiro foi bastante interessante, pois o entusiasmo dos guias ao longo da apresentação permitiu-nos viajar no tempo e no espaço.”

“A possibilidade de manusear exemplares únicos dos primeiros livros impressos e de observar manuscritos foi, sem dúvida, uma experiência inédita e extremamente enriquecedora, a confirmação de alguns dos conhecimentos adquiridos previamente em sala de aula.”
Alunos do 10ºB

“A visita ao Mosteiro de Arouca e à Biblioteca Memorial D. Domingos Pinho Brandão aproximou-nos da época medieval, associada à poesia trovadoresca que estamos a estudar nas aulas de Português. A construção do mosteiro data do século X, apesar de ter sofrido diversas alterações na sua arquitetura, até adquirir a sua forma atual.
O espólio da biblioteca é diversificado e valiosíssimo, composto pela coleção particular de D. Domingos Pinho Brandão e diversos documentos e livros de diferentes épocas, alguns deles manuscritos e em pergaminho. Achamos os antifonários e os lecionários livros muito bonitos e valiosos. Alguns destes exemplares são únicos no país e no mundo e, por isso, estão guardados e protegidos, como nos explicou a Sara, responsável por esta biblioteca.
Além disso, nesta visita, também pudemos conhecer a vida dentro do mosteiro, por vezes, objeto de crítica na poesia trovadoresca satírica, que estudamos nas aulas de Português.
Gostamos muito desta visita, porque a consideramos útil para o estudo da lírica trovadoresca e da época medieval.”
Alunos do 10.ºC

“Ficamos admirados ao saber que os conventos acolhiam crianças através de uma roda, uma vez que as famílias não tinham condições de as sustentar.”
“Gostamos muito dos livros manuscritos, os quais têm uma beleza rara, quer nas ilustrações e pautas de música, quer na caligrafia desenhada.”
“O vídeo sobre a rainha Mafalda foi muito interessante, porque, com animações simples, explica o seu percurso de vida.”
“Gostei imenso de me colocar “na pele” de quem viveu toda a vida no convento, dedicando-se ao mosteiro e à religião. Imaginar o que se passava na mente das freiras é uma experiência desafiante.”
Alunos do 10ºD/D1

“Foi francamente importante enriquecer a nossa cultura e os nossos conhecimentos através do património local. É muito interessante estar de frente e dentro de uma construção com tanta história e memórias, comprovando a sua evolução ao longo dos séculos.
Gostaríamos de ter mais tempo para podermos visitar o Mosteiro de Santa Maria de Arouca de forma mais detalhada. A sua história é imensa e cativante!
Alunos do 10.ºE

“A visita ao Mosteiro de S. Pedro de Arouca e à Biblioteca Memorial D. Domingos de Pinho Brandão deu-nos a conhecer mais sobre uma época (medieval) importante para a fundação da nossa nacionalidade e da nossa literatura, concretamente, a poesia trovadoresca. Embora a fundação do Mosteiro date do século X, num espaço diferente do atual, as obras de que beneficiou nos finais do século XVII e XVIII transformaram-no no monumento que, agora, visitamos.
Alguns dos exemplares que pudemos observar eram antifonários e lecionários, que são considerados relíquias, por serem únicos e raríssimos, no nosso país e no mundo. Estes livros eram manuscritos em pergaminho, incluindo texto e a respetiva notação musical, tal como podemos encontrar nos cancioneiros. Também foi importante tomar contacto com o passado da nossa terra e com o modo de vida dentro do mosteiro, objeto de crítica numa das cantigas de escárnio que estudamos, nas aulas de Português.
Os guias da visita, Sara e João, ajudaram-nos a compreender melhor aquilo que vimos.”
Alunos do 10.ºF

Fotos