Spooky Halloween!
O Agrupamento de Escolas de Arouca celebrou com os alunos a época mais assustadora do ano letivo!
O Halloween é uma festa tradicional dos Estados Unidos realizada no dia 31 de outubro. Neste país de língua inglesa, esta data é comemorada com festas às quais as pessoas vão fantasiadas de monstros, personagens macabras ou apenas assustadoras. O auge desta festa tem início quando as crianças se fantasiam e vão de porta em porta pedir doces ou fazer travessuras (trick or treat). Acredita-se que esta celebração é originária de práticas celtas nas Ilhas Britânicas. O aparecimento do Halloween ocorreu por meio da fusão de elementos da cultura pagã dos celtas com elementos introduzidos pelos cristãos na Ilhas Britânicas.
No dia 31 de outubro, e inspirada nesta tradição, decorreu a apresentação da atividade Spooky T-shirt nas Escolas Básica e Secundária de Arouca, em articulação com o Plano Nacional de Artes do Agrupamento. Participaram, maioritariamente, os alunos dos 2.º e 3.º ciclos e alguns de ensino secundário. Os alunos apreciaram, com grande entusiasmo e orgulho, o “estendal” de t-shirts no átrio das escolas perante um júri muito atento e surpreendido com a criatividade e a diversidade de modelos alusivos ao Halloween. Entre caveiras arrepiantes e abóboras sorridentes, a escola viveu dias de intensa animação.
Coube ao júri a difícil tarefa de premiar o empenho e a originalidade dos trabalhos apresentados. Na Escola Básica foi atribuído o primeiro prémio ao aluno João Pinho (5.º F), o segundo à aluna Eloá Pinho (5.º A), o terceiro ao aluno Mateus Teixeira (6.º E) e uma menção honrosa para o trabalho do aluno Salvador Brandão (5.º C). Na Escola Secundária o primeiro prémio foi atribuído ao aluno Francisco Cunha (8.º E), o segundo à aluna Nina Pinto (9.º A), o terceiro prémio foi para a aluna Carina Gonçalves (9.º H) e a menção honrosa para o aluno Eduardo Almeida (10.º H).
O Grupo disciplinar de Inglês agradece a colaboração de todos os que contribuíram para o sucesso desta atividade: professores, alunos e encarregados de educação. Um agradecimento muito especial aos elementos do júri: professores Carlos Gomes e Ana Clara Brandão, D. Leonor Nogueira e os alunos de 11.º ano do curso de Artes Visuais.
Os trabalhos vencedores ficarão, temporariamente, expostos em ambas as escolas. E assim está dado o mote para uma nova edição do concurso no próximo ano letivo.
Além do concurso, outras atividades foram concretizadas para lembrar este dia. Na sala de aula, os alunos da EBA realizaram atividades alusivas a esta festividade, ouviram músicas (ex: Thriller de Michael Jackson) e visualizaram filmes / vídeos (ex: This is Halloween de Tim Burton’s Nightmare Before Christmas) relacionados com o tema, expandindo assim o seu vocabulário.
Na ESA, alguns alunos assistiram ao vídeo assustador realizado pelos alunos do 10.º B com a orientação da sua professora de Inglês, Isaura Ventura, e com a colaboração de um aluno do curso de Multimédia que editou o vídeo.
Os alunos do curso de Animação Sociocultural contribuíram para alegrar miúdos e graúdos na sessão fotográfica com as molduras alusivas a esta festividade e com a dinamização de um workshop para fazer marcadores de livros com origami. A colaboração dos alunos do curso de Multimédia centrou-se no registo da atividade em fotografias e vídeos.
Thank you all for such a Spooky Halloween!
See you next year!