Igualdade de género, da escola para a comunidade
Após uma tentativa falhada, no dia 19 de outubro, devido ao estado de tempo, provocado pela tempestade Aline, no dia 29 de novembro, os alunos do Curso Profissional Técnico Auxiliar da Saúde (TAS), na aula de Área de Integração, acompanhados pela professora Adília Cruz e pela senhora vereadora, Cláudia Oliveira, conselheira Municipal para a Igualdade, dinamizaram uma campanha de sensibilização para a igualdade de género, na fábrica “Controlfactor“, junto dos seus colaboradores.
Os alunos foram recebidos pela gerente, Conceição Santos, que fez uma descrição sumária das atividades da fábrica, destacando alguns tópicos como: o predomínio das mulheres a trabalhar no sector do calçado; o facto de serem as mulheres a ficar em casa quando os filhos adoecem. A senhora vereadora acrescentou a importância de se desmistificar o preconceito que ainda existe sobre os operários fabris, realçando que, independente da profissão que temos, todos somos importantes para o desenvolvimento e funcionamento da nossa sociedade.
De seguida, realizou-se uma visita ao chão de fábrica, onde foram entregues postais, realizados pelos alunos do curso TAS, com mensagens escritas pelos alunos do ensino secundário do Agrupamento.
Esta visita foi muito enriquecedora, porque permitiu aos alunos espalhar uma mensagem de igualdade e conhecer a estrutura do trabalho numa unidade fabril.