Dia da Floresta Autóctone e da Cultura Científica na EB1/JI Arouca

Estas duas efmérides, uma vez que se celebram em datas muito próximas, foram comemoradas em simultâneo na escola de Arouca.

A ciência é um modo de conhecer fundamentado na observação e na experimentação. Após sessão de esclarecimento, com descrição e identificação de sementes de plantas autóctones, os nossos alunos conheceram três dessas plantas que pertencem à flora nativa do território português: Erva Saboeira, Flor de Viúva e Margarida dos Montes. Passou-se depois à fase da experimentação, através da realização de ateliês de sementeira dessas 3 plantas, cujas sementes foram cedidas pelo Clube Ciência Viva da ESA. Esperemos que germinem e as possamos posteriormente transplantar em terrenos das imediações.

Ainda no espírito “cientista” também germinámos espigas de milho e semeámos cereais (aveia e cevada) para construção de um presépio sustentável na nossa escola.
Assim valorizámos o conhecimento, tão importante para o desenvolvimento dos nossos alunos, pretendendo chamar a atenção para a importância da inclusão de plantas autóctones nos nossos jardins, pois desta forma estamos a contribuir para a sua sustentabilidade.

Fotos