O Magusto na Escola da Boavista
No intuito de enaltecer a generosidade e valores, celebramos o S. Martinho, com um magusto na nossa escola, realizado no dia 10 de novembro!
As castanhas foram assadas no forno e os cartuchos encheram-se de castanhas saborosas e quentinhas!
Durante essa semana, os meninos e meninas trouxeram castanhas e caruma para a escola, com o envolvimento dos Pais e Encarregados de Educação. O tema promoveu a contextualização do currículo e inspirou tarefas diversificadas: canções tradicionais, entoação de provérbios e pregões, reconto e ilustração da lenda, leitura, origamis, dramatizações e composições plásticas.
É costume dizer-se que, nesta altura do ano, vem sempre o Verão de São Martinho, e o facto é que no dia 13 de novembro, o sol foi um bom companheiro para a realização da tradicional fogueira que não ficou esquecida! No período da tarde, no meio do recreio, fez-se uma caminha de caruma, estenderam-se as castanhas e cobriram-se com mais caruma. As professoras e auxiliares acenderam a fogueira e pouco tempo depois, as castanhas começaram a saltar: Castanhas quentinhas! Quentes e boas!.
Todos se deliciaram a degustar as castanhas assadas na fogueira e a enfarruscarem-se à sua volta.
Houve muita festa e alegria no dia do nosso magusto!
Esta atividade desenvolve-se de acordo com o projeto de Escola “Alegr@rte com a natureza” e no quadro do PE: OC1_OE5 - Desenvolver Iniciativas de Inovação e Desenvolvimento Curricular, OC2- Promover a Formação Cívica e Cidadã; do Plano 21|23 escola +, Eixo 1: Ensinar e Aprender, Domínio + Autonomia Curricular, Ação: Aprender Integrando e Domínio + Recursos Educativos, Ação: Recuperar com Arte e Humanidades; e no cumprimento do Plano da Cidadania e Desenvolvimento, Domínio Interculturalidade.