Comemoração do Dia Internacional para a Redução de Risco de Catástrofes Naturais

Ao longo do mês de outubro realizaram-se diversas sessões de sensibilização sobre o risco de catástrofes naturais, tendo como exemplo os territórios portugueses classificados como Geoparque Mundial da UNESCO. As sessões assinalaram o Dia Internacional para a Redução de Risco de Catástrofes Naturais, instituído em 1989 pelas Nações Unidas, que se celebra a 13 de outubro com o propósito de sensibilizar o mundo para a temática.

Sob orientação da geóloga da AGA – Associação Geoparque Arouca, Alexandra Paz, foram dinamizadas sessões com todas as turmas do 8º ano e três turmas do 9º ano do AEA, destacando a importância de considerar os riscos naturais nos Geoparques Mundiais da UNESCO, como uma ferramenta para a educação, sensibilização e proteção, através de um diálogo global promovendo a partilha de conhecimentos e a colaboração nas estratégias de gestão e mitigação.

O evento destacou a importância de compreender os riscos geológicos, climáticos e biológicos, além de explorar os conceitos de catástrofe natural, risco, vulnerabilidade, perigosidade, entre outros. Foram apresentados exemplos práticos de riscos nos Geoparques Mundiais Portugueses. O Arouca Geopark, que abrange todo o concelho de Arouca, mereceu particular destaque e foi apresentado como um exemplo inspirador de como os geoparques podem lidar efetivamente com os riscos naturais. Com uma diversidade geológica rica, o Arouca Geopark tem enfrentado desafios como deslizamentos de terra, inundações ou incêndios florestais, entre outros. No entanto, através do conhecimento e da aplicação de medidas de prevenção e gestão, o território tem sido capaz de tomar medidas de minimização do risco de catástrofes naturais.

Através da sessão os participantes concluíram que, embora os riscos naturais sejam inevitáveis, a tomada de consciência e a adoção de medidas eficazes podem ajudar a minimizar seus impactos. A troca de boas práticas entre os Geoparques Mundiais Portugueses e outros geoparques em todo o mundo é fundamental para fortalecer a gestão e a sustentabilidade desses locais, garantindo que possam ser apreciados pelas gerações futuras.

Arouca está classificado como Geoparque desde o ano de 2009. Os geoparques são áreas classificadas pela UNESCO, reconhecidas de elevada importância para a promoção da valorização e conservação do património natural, com destaque para o património geológico, além de levarem em consideração as dimensões sociais e culturais desses locais.

Um agradecimento especial à AGA, através da Dr.ª Alexandra Paz pela fantástica dinamização das sessões.