Comemoração do Dia Europeu das Línguas na ESA
De 25 de setembro a 15 de outubro, a nossa escola teve a honra de participar no concurso europeu "Línguas faladas na minha sala de aula/escola" como parte das comemorações do Dia Europeu das Línguas, celebrado anualmente a 26 de setembro.
Esta iniciativa, promovida pela Comissão Europeia, tem como objetivo principal promover a diversidade linguística e cultural presente nas escolas de toda a Europa, bem como incentivar o interesse pelas línguas estrangeiras.
Para participar neste concurso, diferentes turmas da nossa escola (7.º B, 8.º E, 9.º E) procederam à elaboração de cartazes sobre as línguas presentes no nosso agrupamento de escolas. O objetivo principal foi o de partilhar com a toda a comunidade educativa a riqueza linguística que existe dentro das salas de aula e encorajar a valorização e o respeito dessa diversidade.
Durante três semanas, os alunos foram convidados a pesquisar e explorar as várias línguas faladas pelos colegas e professores na escola. Esta investigação permitiu-lhes conhecer melhor as diferentes culturas e tradições associadas a cada língua, traduzindo-se numa verdadeira viagem pela Europa.
Depois de recolherem as informações necessárias, os alunos começaram a criar os seus cartazes, onde apresentaram de forma criativa e colorida as línguas presentes na nossa escola. Utilizaram fotografias/imagens, palavras-chave, curiosidades e até pequenas frases em diferentes idiomas. O empenho e o interesse revelados na abordagem desta iniciativa permitiram descobrir as diferentes línguas que são uma parte fundamental do nosso ambiente educativo, promovendo a consciencialização sobre a importância das mesmas e a riqueza da multiculturalidade europeia.
No final, todos os cartazes foram expostos nas salas de aula de cada turma, onde cada um dos trabalhos teve a oportunidade de brilhar.
Para além da participação no referido concurso, outras iniciativas tiveram lugar, sendo que nas turmas de 5.º ano foi visionado o filme "Wadjda", uma das propostas do Plano Nacional de Cinema (PNC) para assinalar a data, tendo sido posteriormente realizada uma reflexão conjunta sobre o mesmo, como forma de sensibilização para a diversidade linguística no mundo, para a interculturalidade e para a influência que uma determinada realidade social exerce na personalidade de uma pessoa. Na generalidade, os alunos evidenciaram interesse, motivação, curiosidade e espírito crítico ao longo da realização das atividades propostas sobre a temática. Também nas turmas A, C, E e G do 7.º ano, celebrou-se o património linguístico e a diversidade cultural comuns ao continente europeu através da exploração das línguas faladas e dos alfabetos de alguns países europeus. Nas turmas B, C e F do 9.º ano, a efeméride foi lembrada e foi proposto aos alunos que realizassem alguns dos desafios disponíveis na app "The EDL language challenges handbook".
Ao promover a tolerância, o respeito mútuo e a valorização da diversidade cultural, a participação da nossa escola na comemoração desta efeméride tornou-se numa experiência enriquecedora para todos os envolvidos e permitiu compreender que a língua é muito mais do que um meio de comunicação, é a manifestação cultural de um povo, e como tal é um recurso valioso que deve ser preservado.