Saída de campo à Quinta da Cabreira
No dia 18 de outubro a turma do 11º F visitou a Quinta da Cabreira, em Arouca. A turma foi recebida pelo Sr. Cândido, o dono da quinta, que fez uma visita guiada aos alunos e à professora, onde estes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a agricultura, entender o papel e o trabalho do Sr. Cândido e até alguns dos problemas que têm vindo a afetar as suas culturas.
A Quinta da Cabreira localiza-se na região agrária da Beira Litoral e apresenta várias características típicas desta região. Com esta visita, os alunos conseguiram ver várias destas características, como é o exemplo dos minifúndios de forma irregular. Na sua quinta, o Sr. Cândido cultiva várias espécies em simultâneo. Esta prática tem o nome de policultura e as suas espécies necessitam de ser regadas, portanto apresenta uma agricultura de regadio. A agricultura é praticada em regime intensivo, uma vez que há uma ocupação total do solo durante todo o ano.
A quinta pertencia à família do Sr. Cândido, que a herdou e que apenas se passou a dedicar totalmente à agricultura após se reformar.
Outrora, a quinta já teve plantações de milho, mas atualmente os campos agrícolas estão maioritariamente ocupados por árvores de frutos, como macieiras, pessegueiros, laranjeiras, nogueiras e castanheiros. As nogueiras foram todas plantadas pelo Sr. Cândido depois da sua reforma. Durante a visita, o Sr. Cândido ofereceu aos alunos e à professora maçãs e castanhas. As suas parcelas agrícolas apresentam uma grande variedade de produtos hortícolas e as culturas estão destinadas ao autoconsumo e à doação a instituições.
O Sr. Cândido mostrou aos alunos alguns dos seus animais e explicou que já teve mais gado e que chegou a ter gado bovino para a ajudar nos trabalhos agrícolas, para produção de leite e para consumo do agregado familiar. Neste momento apenas cria galinhas e patos, em regime intensivo, para autoconsumo.
Ao longo da visita também foi possível aprender mais sobre as formas de regadio dos campos agrícolas e das plantações.
O Sr. Cândido também falou com os alunos sobre alguns dos problemas que têm vindo a afetar as suas culturas e mostrou alguns dos frutos que foram afetados por pragas, que não são habituais nesta altura do ano, mas que devido às temperaturas elevadas têm vindo a ser cada vez mais um problema.
No seguimento desta atividade, os alunos da turma realizaram um mapa conceptual,onde exploram as algumas das características da quinta e elaboraram um pequeno texto sobre o rio Marialva.