Ativismo ambiental a abrir o ano letivo
No âmbito do projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu | Cidadania em Ação, cerca de 60 alunos do AEA participaram na iniciativa #EUBeachCleanUp - Semana Europeia da Limpeza Costeira, organizada pelo Gabinete do Parlamento Europeu, em parceria com a Representação da Comissão Europeia e a Fundação Oceano Azul.
Durante três dias, os alunos e professores do AEA deslocaram-se às praias fluviais da Espiunca, da Paradinha e à Ribeira do Gondim, onde recolheram aproximadamente 100 Kg de resíduos diversos, que se encontravam dentro e fora destes cursos de água, nas suas margens e lugares limítrofes.
No dia 18 de setembro, os alunos da Oficina da Ciência do AEA, na sua deslocação à Praia da Espiunca, recolheram 14,1 Kg de resíduos, distribuídos pelas seguintes categorias:
- Plásticos/metal: 3,0Kg
- Indiferenciado: 11,1Kg
No dia 19 de setembro, os alunos do 10.ºB, na sua deslocação à Praia da Paradinha, recolheram 29,6 Kg de resíduos, distribuídos pelas seguintes categorias:
- Plásticos/metal: 8,8 Kg
- Papel / cartão: 3,6 Kg
- Vidro: 2,0 Kg
- Borracha (pneu): 9,7 Kg
- Indiferenciado: 5,5 Kg
No dia 20 de setembro, os alunos do 10.ºA, na sua deslocação à Ribeira do Gondim, recolheram 54 Kg de resíduos, distribuídos pelas seguintes categorias:
- Plásticos/metal: 21Kg
- Indiferenciado: 24 Kg
- Papel / cartão: 2 Kg
- Vidro: 7kg
Associou-se a esta iniciativa o Centro de Formação de Canoagem (CFDDE) do AEA, que aproveitou a ocasião para lembrar todo o potencial dos cursos de água que temos no nosso concelho, designadamente para a prática de desportos de natureza e aventura. Alguns destes alunos tiveram o seu batismo de canoagem, atividade que conciliaram com a recolha de lixo dentro de água e nas margens do rio.
Para melhor enquadrar esta ação de sensibilização, a bióloga Susana Bastos, técnica da AGA - Associação Arouca Geoparque, explicou a importância da água, dos rios e ribeiros, na riqueza da biodiversidade da região e forneceu alguns dados sobre os níveis de poluição que os afetam e que temos de combater.
Esta iniciativa contou com a colaboração da Câmara Municipal de Arouca, que assegurou o transporte dos alunos.
A Instalação Artística que agora pode ser vista na entrada da ESA foi elaborada pelo Curso Profissional Animador Sociocultural e pretende chamar a atenção da comunidade escolar para este tema, como forma de sensibilizar e consciencializar para o património natural e a poluição deste bem, tão precioso.
Entidades envolvidas: Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (EEPE); Oficina da Ciência do AEA; Centro de Formação de Canoagem (CFDDE); Curso Profissional de Animador Sociocultural da ESA; Plano Nacional das Artes; Associação Arouca Geoparque - AGA; Câmara Municipal de Arouca.
Consulte aqui a notícia na imprensa local.