Saúde Mental - A Arte de sermos nós mesmos
No dia 10 de outubro, comemorou-se no AEA o Dia Mundial da Saúde Mental. Para assinalar este dia, a equipa PES (Promoção e Educação para a Saúde) organizou uma sessão de sensibilização para alunos do ensino secundário, que decorreu no auditório pequeno da ESA, numa parceria com o Município de Arouca e o ACES Feira/Arouca.
Cerca de meia centena de alunos (11ºB, 11ºH e 11º E) assistiram à exposição do psicólogo Pedro Ferreira, que explicitou o Projecto de Promoção e Prevenção na área da Saúde Mental do Município de Arouca (Equilibra-te), à qual se seguiu a intervenção do psicólogo Hugo Fardilha. Por sugestão da equipa PES, o tema centrou-se na arte e nos desafios de sermos nós mesmos. A sessão permitiu refletir sobre as vantagens e as desvantagens de vivermos na era digital e abordar conceitos como autoestima, autoconhecimento e a sua importância na saúde mental.
Apresentaram-se, também, alguns conselhos para melhorar a autoestima:
- troque o olhar crítico por um olhar gentil;
- não se compare com os outros;
- deixe o perfeccionismo de lado;
- cuide da sua saúde;
- adote atitudes simples no dia-a-dia;
- tenha cuidado com as redes sociais;
- aceite elogios;
- comece a agradecer;
- comemore as suas vitórias;
- viva o presente.
Os alunos do 11ºH, do curso profissional Técnico Auxiliar de Saúde juntaram-se a esta comemoração e expuseram, no átrio da biblioteca da ESA, os seus trabalhos sobre diversas problemáticas mentais do ser humano realizados na disciplina de Saúde.
Clique aqui para ler notícias sobre a ação no jornal Roda Viva.