Academia de Música de Arouca entregou diplomas em dia de aniversário
Foi com um espectáculo musical e a entrega de diplomas aos alunos finalistas do 9º ano e do 12º ano dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz, que a Academia de Música de Arouca festejou, a 10 de outubro, o 23º aniversário da sua oficialização como instituição de formação artística e musical.
Fundada em 1991, a Academia de Música de Arouca só no ano letivo 2020/2021 veria formalizada a autorização de funcionamento pela Direção Regional de Educação do Norte. O Ministério da Educação e Ciência tutela o seu funcionamento e assegura o financiamento do Curso de Iniciação, e, a partir de 1 de setembro de 2015, também do Curso Básico de Música, através do Contrato de Patrocínio.
Além do Ministério de Educação e Ciência, a Academia de Música de Arouca tem, ao longo dos seus 32 anos de existência, concretizado protocolos com muitos outros parceiros da comunidade, dos quais se destacam os dois agrupamentos escolares do concelho, com sedes em Arouca e Escariz, proporcionando aos alunos do 5º ao 12º ano a frequência do ensino articulado e as diversas vertentes da formação musical assegurada por mais de duas dezenas de professores, sob a supervisão da Direção Pedagógica conduzida pelos professores Sérgio Carvalho, Adriano Sabença e Rui Miguel Brandão.
«Os alunos levam da nossa Academia momentos inesquecíveis de aprendizagem, confraternização e camaradagem»
O evento comemorativo decorreu no auditório grande da Escola Secundária de Arouca, com a presença de pais, professores e a intervenção musical do jovem Coro de Câmara da Academia de Música de Arouca. A Diretora do AE Arouca, professora Amélia Rodrigues, felicitou o papel da Academia no contexto educativo, os alunos, os professores e os pais. Em representação da Direção Pedagógica e da Direção Administrativa, o professor Rui Miguel Brandão vincou igualmente a colaboração de todos os parceiros internos e externos que têm contribuído para o sucesso e em especial a dos alunos pela «persistência, organização, empenho e brilho demonstrados» ao longo do seu ciclo de estudos.
Nas palavras finais que antecederam a ação de parabéns e a prova do bolo comemorativo, o Presidente da Direção Administrativa, professor Edgar Soares realçou os valores e as virtudes da associação: «Os alunos levam da nossa Academia momentos inesquecíveis de aprendizagem, confraternização e camaradagem», deixando ainda algumas sugestões para que a Academia de Música de Arouca – hoje frequentada por 250 alunos - cresça ainda mais na sua missão de dar resposta às motivações e aos talentos de crianças e jovens.