Alunos alertados para as alterações climáticas e a escassez de água

A sensibilização para a problemática da escassez de água no contexto das alterações climáticas dominou a iniciativa da Associação 4540 Jovem, coletividade arouquense que desenvolve iniciativas no âmbito da Cultura e do Ambiente e que, em articulação com o Departamento Curricular de Ciências Naturais e Físico-Química do Agrupamento de Escolas de Arouca, se deslocou à Escola Secundária para apresentar aos alunos dos 10º e 11º anos do ensino secundário dos cursos de Ciências e Tecnologias o projeto e o jogo Hidros.

Escassez de água potável no centro das preocupações

«Hidros resulta de uma candidatura da 4540 Jovem ao “People and Planet: A Common Destiny”, um projeto que pretende consciencializar a juventude europeia sobre os desafios e consequências das alterações climáticas para que, desta forma, eles se tornem cidadãos conscientes e se mobilizem na busca de um mundo mais sustentável», explicou o presidente da associação 4540 Jovem, André Vilar. O projeto é coordenado pela Câmara Municipal de Loures e pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e conta com o cofinanciamento da Comissão Europeia (DG INTPA) e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, envolvendo atualmente 17 organizações da sociedade civil e municípios de oito Estados-Membros da União Europeia. «É preciso mudar de paradigma no que respeita às questões ambientais e é necessário que os jovens sejam agentes dessa mudança, sobretudo no que respeita aos comportamentos de consumo e de preservação desse bem essencial à vida que é a água», destacou a organização.

Valorizar a parceria com as escolas

A divulgação do projeto esteve focada nos alunos dos dois agrupamentos escolares do município, desdobrada em duas sessões concretizadas no dia 27 de setembro, a primeira no AE de Escariz e a segunda no auditório da escola-sede do AE de Arouca. A iniciativa teve a coorganização da Câmara Municipal de Arouca e da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, que é presidida por Jorge Gonçalves, engenheiro arouquense especializado em estruturas e recursos hídricos. Em nome do AE Arouca, a Coordenadora do Departamento Curricular, professora Glória Regina, agradeceu a parceria com a escola e destacou a relevância do assunto para o desenvolvimento da consciência ambiental e a formação cívica dos jovens alunos.

Vereador do Ambiente divulgou a estratégia municipal

A sessão pedagógica prosseguiu com a intervenção do Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Arouca, António Carlos Duarte, que familiarizou os estudantes com as múltiplas questões relativas à rede de distribuição, ao tratamento, ao consumo e à preservação dos recursos hídricos, num território arouquense extenso, predominantemente montanhoso e de acentuada dispersão demográfica. Em interação com as perguntas feitas pelos alunos, o Vereador do Ambiente divulgou ainda os principais pontos da “Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas-Medidas de Adaptação e Mitigação”. O autarca traçou ainda o perfil das principais alterações climáticas projetadas para Arouca até ao final do século XXI: «diminuição da precipitação média anual, aumento da temperatura média anual, em especial das máximas, aumento das temperaturas mínimas e diminuição do número de dias de geada e o aumento dos fenómenos extremos de precipitação.»

Fotos