Agrupamento de Escolas de Arouca recebeu os seus profissionais

Às portas do novo ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Arouca realizou a receção a todos os seus profissionais, docente e não docentes.

Após as reuniões gerais para enquadramento e preparação do novo ano escolar, a todos foi facultado um agradável almoço-convívio graciosamente preparado e servido por alunos e professores da formação técnica dos Cursos Profissionais de Restaurante-Bar e Cozinha-Pastelaria da escola. Um espaço que serviu para rever colegas de trabalho, trocar experiências e acolher todos aqueles que vão desenvolver pela primeira vez as suas funções educativas e de ensino nas escolas do agrupamento. Um arranque do novo ano letivo regido também pela inerente agenda de trabalhos preparativos da responsabilidade das diversas estruturas de gestão e administração, de organização e de prestação do serviço educativo a desenvolver ao longo do ano letivo em proveito dos alunos, em articulação com os pais e encarregados de educação e outros parceiros da comunidade.

Câmara Municipal associou-se ao início do ano letivo

Também a Câmara Municipal de Arouca se associou à sessão de boas-vindas ao pessoal docente e não docente dos dois agrupamentos escolares, de Arouca e de Escariz. Apadrinhada por Cláudia Oliveira, Vice-presidente e Vereadora com os pelouros do Desenvolvimento Cultural, Desportivo e Lazer, Juventude, Desenvolvimento Educativo e Social, a receção promovida pela autarquia (as contingências do estado atmosférico forçaram a mudança do evento da Serra da Freita para a Sala D. Domingos de Pinho Brandão, no Mosteiro) foi momento de fruição e integração sociocultural numa ação de curta duração dedicada ao património cultural do Geoparque Arouca de danças e cantares tradicionais arouquenses. Num contexto de grande envolvimento e participação do pessoal docente e não docente sob a orientação artística do Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto, também a participação dos grupos de cantares de Merujal e de Cabreiros foi expressão viva do cante arouquense. A presença no Mosteiro foi ainda oportunidade para uma lição de história. Um lanche oferecido pelo município, que privilegiou os produtos locais – frutas e outras iguarias da Loja Agrícola de Arouca e doçaria servida pela Loja Doces Conventuais.Come – finalizou a tarde de receção escolar, que foi acompanhada pelos diretores dos dois agrupamentos escolares do município, professores Amélia Rodrigues e Vítor Venceslau, e pelo diretor do Centro de Formação de Professores AVCOA, professor José Rosa.

Fotos