Isabel Baltazar encerrou a Semana da Europa que aliou escola e comunidade
Iniciadas a 9 de Maio, com a celebração do Dia da Europa no centro histórico da vila, as atividades da Semana da Europa, promovidas pelo Agrupamento de Escolas de Arouca, encerraram na sexta-feira, 12 de Maio, com a honrosa presença da Coordenadora Nacional do Programa Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu (EEPE), Dr.ª Isabel Baltazar, que se familiarizou com as múltiplas iniciativas realizadas dentro do espaço escolar e também na comunidade arouquense, visando, no seu conjunto, promover a sensibilização para a União Europeia e a democracia parlamentar europeia entre os jovens.
A visita guiada ao Roteiro de Montras alusivas União Europeia na sede do concelho e a participação no almoço temático no Restaurante Pedagógico da ESA fecharam as tarefas da manhã, seguindo uma sessão com a Europe Direct e a retoma do itinerário no Espaço AGA e Loja Agrícola, onde a comitiva escolar foi agraciada com um ótimo lanche em que os recursos locais foram reis.
Europe Direct: programas europeus para jovens
Do plano de cidadania europeia constou uma enriquecedora sessão dinamizada por Rui Sousa, profissional da Europe Direct da Área Metropolitana do Porto, que explicitou para os alunos os diversos programas e as oportunidades que proporcionam aos jovens, nomeadamente estagiar, trabalhar, estudar, viajar, realizar intercâmbios e fazer voluntariado no espaço da União Europeia. «Os jovens de hoje têm de assumir o que a geração anterior não assumiu», relembrando que no próximo ano haverá eleições para o Parlamento Europeu. «Precisamos de jovens interessados na Europa e interessados no futuro. Os jovens têm de mostrar o seu poder de decisão», reafirmou.
Espectáculo noturno encerrou as comemorações
A semana dedicada à União Europeia encerrou no Terreiro do Mosteiro de Arouca, com um espectáculo cultural – “Transformação” – oferecido pelas cantadeiras do Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais Arouquenses e pelos jovens músicos e estudantes da Academia de Música de Arouca e a que assistiram, além da diretora Amélia Rodrigues e elementos da organização, também muitos encarregados de educação.
«Só faz sentido celebrar em comunidade»
«Só faz sentido celebrar a Europa em comunidade. Muito obrigada a todos os parceiros da escola e da comunidade por contribuírem para a grandeza destas comemorações que têm como principais destinatários os nossos alunos», agradeceu, no final, em nome da escola, a coordenadora do projecto EEPE no agrupamento, professora Olga Soares.
Isabel Baltazar deixou o seu testemunho
«Levo uma admiração enorme pelo trabalho desenvolvido»
A Coordenadora Pedagógica do Programa EEPA, Dr.ª Isabel Baltazar, que viajou desde Lisboa, deixou o seu testemunho sobre os projetos que encontrou no AE Arouca.
«Levo uma admiração enorme pelo trabalho desenvolvido por esta Escola Embaixadora do Parlamento Europeu. Para mim é já uma escola de referência. É do grupo de escolas mais antigo nestes projetos e conserva a jovialidade, a criatividade, o esforço e a glória da alma europeia, porque consegue celebrar a unidade na biodiversidade, consegue celebrar a Europa das artes, a Europa das pessoas, a Europa que é festa. São um caso exemplar. Por isso, eu felicito Arouca e cada vez que vou daqui vou com pena de me ir embora e com vontade de cá voltar. Parabéns ao agrupamento, ao programa e a Arouca, porque aqui está o espírito europeu em toda a sua fragância e intensidade.»
«A Europa é uma obra inacabada e são os jovens que a vão continuar»
A Dr.ª Isabel Baltazar deixou ainda a sua mensagem de optimismo quanto aos resultados dos projectos EEPE que supervisiona a nível nacional.
«Costumo dizer que se todos os jovens fossem embaixadores juniores do Parlamento Europeu, de certeza que todos iam votar. O conhecimento da União Europeia é muito importante, mas temos que o transformar em experiência, em vivência, e depois em ação para construir o futuro da Europa, porque a Europa é uma obra inacabada e são os jovens que a vão continuar. Penso que quem faz esta experiência de estar no programa não só vai votar como vai ser um cidadão europeu ativo em todas as dimensões e, por isso, estou em crer que estes jovens levarão outros e que o futuro é de esperança», disse a investigadora e coordenadora pedagógica do programa EEPE, programa escolar que, em anos anteriores, já proporcionou a alunos do agrupamento de Arouca visitas ao Parlamento Europeu.