Hastear das bandeiras da União Europeia inaugurou a Semana da Europa no AE Arouca

O centro histórico da vila de Arouca recebeu a comemoração do Dia da Europa, que se celebra a 9 de maio. Por iniciativa do Agrupamento de Escolas de Arouca, em colaboração com entidades parceiras, foram hasteadas as bandeiras dos 27 estados-membros da União Europeia, ao som do Hino da União Europeia – o “Hino à Alegria”, de Ludwig Van Beethoven. Alunos do ensino básico e do ensino secundário (embaixadores juvenis e juniores), acompanhados pelos professores (embaixadores seniores), foram os principais destinatários desde evento integrado nas comemorações da Semana da Europa, uma larga agenda de atividades que visam promover os valores da cidadania europeia no âmbito do projeto “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu” (EEPE) que o agrupamento desenvolve ininterruptamente há cerca de sete anos.

Promover os valores da cidadania europeia

Acompanharam a sessão solene no Parque Municipal do centro histórico da sede do concelho a diretora do AE Arouca, Amélia Rodrigues, o presidente do Conselho Geral do AE Arouca, Fernando Alves, a vice-presidente da Câmara Municipal e vereadora da Educação, Cláudia Oliveira, a coordenadora executiva da Associação Geoparque Arouca, Daniela Rocha, os coordenadores, nas escola, do projecto EEPE, Olga Sores, e do Projecto Nacional das Artes, Carlos Gomes. Sob o lema “Unidos na Biodiversidade”, e em articulação com o Projecto Educativo do agrupamento, as comemorações da Semana da Europa 2023 continuam a remeter para a construção contínua da cidadania europeia a partir da formação precoce de crianças e jovens, este ano associadas à valorização da ruralidade, que o programa contemplou em múltiplas iniciativas partilhadas com a comunidade arouquense.

Múltiplas atividades dentro e fora da escola

Instalações artísticas, jogos, passatempos, exposições compuseram um programa variado de atividades complementares, dentro e fora da escola. “Xailes em Transformação” (Mosteiro), “Ruralidade é Arte” (espaço AGA), Parada de Espantalhos (parque do Museu Municipal), Prova de Sopas (equipa PES, com o apoio de restaurantes locais e pedagógico da escola), “Jardim da Europa” (Oficina da Ciência), um Peddy Paper, “Malas da Europa” (7º ano), degustação de produtos locais (Loja Agrícola), “Biodiversidade” (Eco-Escolas) e um “Roteiro de Montras”, com a colaboração de lojas e do comércio local (27), foram atividades integradoras de sensibilização e divulgação que se desenrolaram até 12 de Maio, último dia das comemorações, que incluiu um almoço temático no Restaurante Pedagógico – “Ucrânia e Portugal, juntos à mesa” – servido por alunos do 1º ano do curso profissional de Restauração, com ementa da cidadã ucraniana Lidiia Kovalenko. Do elenco de meios pedagógicos em prol da Semana da Europa consta ainda um conjunto de podcasts – “Unidos na Biodiversidade” – partilhados com comunidade educativa, áudios que tiveram a enriquecedora colaboração da Quercus-Associação Nacional de Conservação da Natureza, da Associação Geoparque Arouca, da Oficina da Ciência da escola, da Casa Comum da Humanidade e da bióloga e naturalista arouquense Andreia Dias. «Al together for the future of Europe: pala nossa terra, pela nossa gente!», anunciou à comunidade o cartaz das celebrações da Semana da Europa do AE Arouca.

Fotos