Embaixadores Juniores do AEA, de novo, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo

Entre os dias 25 e 28 de janeiro, um grupo de vinte e quatro alunos, Embaixadores Juniores do AEA, acompanhados por duas professoras, Embaixadoras Seniores do Programa Escolas EPAS, deslocaram-se a Estrasburgo, para participar numa sessão Euroscola, no Parlamento Europeu, sediado no magnífico espaço do edifício Louise Weiss.

Esta viagem é resultado do prémio atribuído ao AEA, no ano letivo anterior, pelo trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu [EEPE]. A iniciativa visa dar a conhecer aos jovens o funcionamento das instituições europeias e sensibilizá-los para o papel do Parlamento Europeu e os valores europeus, incentivando-os a participarem ativamente nos processos democráticos da UE. Desta vez, a sessão Euroscola foi dedicado ao tema “Media e Democracia: as ações da EU para lidar com a Desinformação”, tema que os alunos do AEA debateram, previamente, para poderem participar na discussão com os jovens dos outros países, presentes no hemiciclo.

No dia 26, bem cedo, após o acolhimento das centenas de alunos provenientes de diversos países da UE e respetivos professores, o hemiciclo encheu-se de juventude para dar início ao evento, com uma mensagem da Presidente do Parlamento Europeu, Roberta METSOLA, que incentivou os jovens a fazerem ouvir as suas vozes sobre o presente e o futuro da Europa. Seguiu-se uma entrevista e uma animada sessão de perguntas e respostas com Raphaël GLUCKSMANN, Deputada e Presidente do Comité Especial, sobre Interferência Estrangeira em todos os Processos Democráticos, incluindo a Desinformação. Houve ainda tempo, no período da manhã, para um encontro virtual com Delphine COLARD, Porta-voz da Direção-Geral da Comunicação, sobre o tema “What can the European Parliament do to prevent disinformation?”. Mas para os alunos, o ponto alto da sessão foi, certamente, o encontro com o convidado especial, Adam BROS, YouTuber e jovem europeísta convicto, a quem os alunos colocaram inúmeras questões, relacionadas com o tema em discussão. Houve uma animada troca de ideias com o famoso youtuber, que pediu aos jovens para serem cidadãos atentos, críticos e interventivos e, assim, ajudarem a construir a “sua” Europa. De tarde, os alunos ainda participaram num workshop temático: Stand for Democracy: Voting at the european elections 2024. Durante todo o dia, os alunos procuraram apresentar as suas ideias e sugerir medidas concretas para a UE combater a desinformação, a corrupção, a repressão dos estados e defender a paz na Europa e no Mundo. Muitos braços no ar, muita vontade de intervir, mas pouco tempo para tantas ideias. Por sua vez, os professores assistiram aos plenários com os alunos e participaram em sessões de trabalho com os seus congéneres dos outros países.

Esta viagem foi complementada e enriquecida com um itinerário cultural muito diversificado, incluindo uma breve visita à cidade de Paris, onde a comitiva aterrou e de onde viajou em direção a Estrasburgo, de TGV, mais uma experiência nova para a grande maioria dos alunos. Já em Estrasburgo, os alunos conheceram todas as atrações turísticas recomendadas, apreciaram a arquitetura da região, os seus monumentos e edifícios mais emblemáticos, as tradições, os costumes e, claro está, a gastronomia alsaciana. Na parte mais pitoresca de Estrasburgo, a “Petite France”, Património Mundial da Humanidade, encontramos as típicas casas de “enxaimel” muito bem preservadas e o monumento mais fotografado da cidade, “La Maison de Tanneurs”. Ali, bem perto, estão as “pontes cobertas” (Les Ponts Couverts de Strasbourg), construídas no século XIII, como muralhas, para reforçar a fortificação das vias navegáveis da cidade de Estrasburgo. No dia do regresso, o grupo foi presenteado com um almoço no típico Restaurante Gruber, situado numa das ruas mais movimentadas e famosas de Estrasburgo, junto à Catedral gótica de Notre-Dame de Estrasburgo, Património da Humanidade (UNESCO), considerado, por mais de dois séculos, o edifício mais alto do mundo, com cento e quarenta e dois metros de altura.

A visita ao Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Estrasburgo permitiu aos alunos apreciar uma grande diversidade de obras de arte contemporânea, de entre as quais alguns quadros de Picasso ou a famosa escultura de Rodin “O Pensador” e uma curiosa exposição, “Surréalice” – Lewis Carroll e os surrealistas”, inspirada na icónica história “Alice no País das Maravilhas”. Importantes aprendizagens que ajudarão estes alunos a melhor compreender e contextualizar a modernidade da obra de Fernando Pessoa.

Ainda houve tempo para uma escapadinha à cidade vizinha de Kehl, na Alemanha, onde chegamos pela nova ponte que liga o sistema de elétricos de Estrasburgo ao de Kehl. Visitamos a bonita MarktPlatz, uma das principais praças de Kehl, com o seu mercado semanal e fizemos um passeio pela Passarelle des Deux-Rives, construída apenas para pedestres e ciclistas, na beira do Rio Reno. Não faltou a visita à Weißtannenturm, uma torre de observação composta por três enormes troncos de árvores e com plataformas em dois níveis de altura, que dão uma visão panorâmica da cidade de Kehl, da Floresta Negra e até da Catedral de Estrasburgo. Esta região da Alsácia foi palco de grandes batalhas entre a França e a Alemanha, durante a II Guerra Mundial, mas, agora, a ponte é o símbolo da colaboração entre as duas regiões e da paz de que os habitantes desfrutam e que todos desejamos por essa Europa fora.

A opinião e o sentir dos alunos em relação a esta viagem, na qualidade de Embaixadores Juniores, cidadãos europeus de pleno direito, está expressa na imagem do Mentimeter abaixo. Os professores estão completamente de acordo.

Fotos