La Chandeleur, un vrai bonheur !!! Festejar a gastronomia e a cultura francófonas

Várias atividades animam o nosso Agrupamento durante este mês. Uma delas, logo no seu início, 2 de fevereiro, foi a comemoração de La Chandeleur, uma efeméride francesa, segundo a qual, com uma moeda na mão direita, se fizermos saltar um crepe e este der a volta corretamente na frigideira, sem cair ao chão, o ano será próspero e trará felicidade…

Daí o velho ditado “Manger une crêpe à la chandeleur porte un an de bonheur” (Comer um crepe na Festa das Candeias traz um ano de felicidade). O refrão associado a esta festa é “À la chandeleur, l’hiver se meurt ou reprend vigueur” (Na Festa das Candeias, o inverno morre ou ganha vigor).

Assim, os docentes da Área Disciplinar de Francês, em colaboração com os técnicos e os alunos das turmas 12ºE/E1 do Curso Profissional técnico de Cozinha e Pastelaria e de Restaurante/Bar, realizaram, para assinalar esta efeméride, uma atividade que decorreu no restaurante pedagógico da escola-sede. Ao longo de toda a manhã, os alunos envolvidos na atividade "deitaram mãos à massa" e confecionaram deliciosos crepes, com variados recheios, os quais foram vendidos e degustados pelos inúmeros elementos da comunidade educativa da EB e AEA que ali acorreram.

Num ambiente de entusiasmo e de partilha cultural, foi possível, ainda, observar os trabalhos elaborados em língua francesa, pelos alunos, do 7º ao 12º ano de escolaridade, sobre a origem desta tradição e o simbolismo da saborosa iguaria que é o crepe, cuja receita foi, também, disponibilizada. Os docentes dinamizadores agradecem o apoio da Direção e de todos os colegas que, de alguma forma, contribuíram para que esta iniciativa tivesse tido o sucesso desejado.

Foi um momento de confraternização único entre toda a comunidade educativa, pois alunos, professores, auxiliares de ação educativa e elementos da Direção e dos Serviços Administrativos deliciaram-se a provar os crepes de vários sabores, num alegre e salutar convívio. A edição deste ano reforça, para além das aprendizagens associadas a esta efeméride e ao respetivo contexto histórico-cultural, o esforço coletivo em prol da continuidade de celebração das tradições multiculturais, após as restrições e condicionalismos causados pela pandemia causada pela COVID-19.

Ainda hoje se sente o sabor apetecível desta iguaria, de cuja confeção, segundo dizem, a França detém a medalha de excelência!

Fotos