Encerramento do ano letivo na EBA

No dia 15 de junho (quarta-feira), último dia de aulas na EBA, do corrente ano letivo, por proposta da Associação de Pais da EBA em articulação com a Direção do Agrupamento, o pessoal docente e não docente foi organizado um vasto programa.

No período da manhã, as aulas decorreram normalmente, de acordo com o previsto por cada professor para a sua turma. No entanto, o grupo de Educação Física e o Grupo de Educação Visual e Tecnológica planearam atividades lúdicas na mata, mas com a matriz de cada disciplina (Provas de Orientação/ labirinto de orientação e pintura Mural), pelo que, os professores puderam passar por lá com as suas turmas. No caso em particular da Pintura Mural, esta seguiu um projeto e uma autorização da Direção, para sensibilizar os alunos primeiramente para a temática do Espaço Público, da arte urbana e para a questão dos Oceanos e da sua Poluição, poi o desenho escolhido foi de um aluno do 5ºano, para o projeto nacional e desenvolvido em DAC - “ O Mar começa Aqui!”.

Também atuaram as Brigadas Verdes, projeto de algumas turmas do 5ºano que, para além de terem andado a limpar o espaço verde da escola, afixaram cartazes apelativos, para a sensibilização da proteção ambiental na área onde se ia realizar o picnic. A turma 6º E, juntou-se a esta turma, que colaborou também na recolha do lixo pela escola durante o período da manhã.

Na hora do almoço, foi proposta a realização de um almoço de confraternização, em forma de piquenique, na mata da EBA – Cada Diretor de Turma organizou com a sua turma a ementa e o material necessário para que nada faltasse neste repasto ao ar livre. A Associação de Pais e os funcionários da cantina da escola também contribuíram com sumo, fruta e sandes.

No período da tarde, a Associação de Pais da EBA preparou uma surpresa, trazendo um DJ para animação e uma máquina de pipocas no espaço em frente ao bar dos alunos.

Não faltaram as EXPOSIÇÕES em vários espaços da escola, alguma das quais apresentaram o resultado final de alguns projetos realizados no âmbito do DAC, tais como: maquetas da recriação de um compartimento de uma casa rústica, Aldeias Vivas nos Santos Populares e gráficos em 3D sobre os “Hábitos de consumo de água” na comunidade escolar da EBA (professores e auxiliares da ação educativa). Houve ainda a exposição de mecanismos, trabalho realizado pelos alunos do 6º ano, na disciplina de Educação Tecnológica, alusivos ao tema “Santos Populares”, na Biblioteca Escolar.

Como atividade de final de ano, esperamos que tenha sido um momento de convívio, alegria e partilha, mas que principalmente marque a passagem dos alunos por esta escola.
Citando a nossa Diretora: "Procuramos valorizar a partilha, a participação e a colaboração da comunidade educativa, na formação de cidadãos capazes, munidos de princípios e valores que contribuam para o seu desenvolvimento e da sociedade em geral!

Boas Férias! e Até breve.

Fotos