Palestra: Floresta, um bem comum a preservar

No dia 8 de junho, no auditório da Escola Secundária de Arouca e no âmbito do plano de atividades do Eco Escolas e da temática "riscos naturais e mistos" lecionada na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, no 9º ano de escolaridade, decorreu uma palestra/live, intitulada "FLORESTA, um bem comum a preservar", dirigida a todos estes alunos.
As turmas do 9ºC, F e H participaram presencialmente na palestra no auditório e as restantes turmas estiveram, juntamente com os seus professores a assistir à live nas respetivas salas de aula. Esta iniciativa foi dinamizada pelo doutorando de Geografia Fernando Correia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pelo Subchefe José Sousa dos Bombeiros Voluntários de Arouca.
Foi uma iniciativa muito apreciada pelos participantes e de grande interesse curricular, não só para Cidadania e Desenvolvimento, mas de forma transversal a várias disciplinas. Nada melhor do que a voz dos participantes, neste caso, os alunos para manifestarem a sua opinião sobre esta iniciativa e houve um aspeto que mostrou que estes foram surpreendidos e ao mesmo tempo tomaram consciência do que falamos quando nos referimos ao “bem comum”. “Lá foi referido que nós podemos considerar a floresta um bem comum, mas na verdade em Portugal só uma pequena parte é que é verdadeiramente pública. A maioria pertence a entidades privadas, o que torna a limpeza mais complicada devido ao poder económico dos proprietários. O Portugal é um dos países com menos floresta pública” (A1). A aluna A2 também referiu a questão da limpeza e preservação da área florestal “muitas vezes elas não são feitas pelos proprietários devido aos elevados custos económicos e à idade avançada de muitos dos donos dos terrenos que os impede de realizar esforços físicos”. Para finalizar esta aluna refere “Gostei bastante de assistir a esta palestra pois permitiu-me adquirir novos conhecimentos e mais aprofundados sobre um assunto que não é muitas vezes abordado”.
Por fim a organização agradece a todos os que colaboraram na organização desta atividade com uma ênfase especial ao Geógrafo Fernando Correia e ao Subchefe José Sousa.