Picasso de Placas de Petri

A atividade “Picassos de Placas de Petri”, integrada nas atividades do PNA do Agrupamento de Escolas de Arouca, teve como objetivo principal dar a conhecer os microorganismos e as suas capacidades. Numa colaboração que envolveu sobretudo, os alunos do 12ºF1, do Curso Profissional de Controlo de Qualidade Alimentar (na disciplina de Microbiologia), do 10D1 e 12ºE, do Curso de Artes Visuais (na disciplina de Desenho A) e a Oficina de Ciência.

A atividade pretendia transformar o espaço da Oficina de Ciência numa Galeria de Arte, mas uma galeria onde as telas são meios de cultura sólidos, as tintas são bactérias ou fungos vivos, que ao multiplicarem as suas populações criam as colónias evidenciando os traços feitos pelo artista. Aqui as “tintas” não contêm metais pesados, mas são feitas de microorganismos vivos e, dependendo da espécie, podem ou não ser patogénicos. Como em qualquer outra galeria, é proibido tocar as obras de arte: a menos que se use os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados.
A atividade desenvolveu-se em dois momentos distintos, um deles durante o mês de dezembro, especificamente para os alunos da turma D1 do 10º ano e o outro, no mês de março, para os alunos da turma E do 12º ano.

Numa abordagem estimulante e inovadora, foram aplicados, de forma cooperativa e divertida, conteúdos programáticos de duas áreas completamente distintas, permitindo combinar a Arte e a Ciência.

Um agradecimento especial aos professores Rosa Almeida e Júlio Caseiro, por terem tão prontamente assentido ao convite, contribuindo para o enriquecimento dos nossos alunos.
Afinal, … obras de arte também podem ser produzidas usando materiais biológicos ou terem por base a forma como a Natureza se organiza no Universo. Haja sensibilidade e criatividade!

Fotos

0
0
0
s2sdefault