Comitiva do projeto Geoparks do AEA em Las Loras, Villadiego, Espanha
Entre os dias 14 e 18 de abril, alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Arouca, acompanhados de duas técnicas do Arouca Geopark, visitaram o belíssimo Geoparque de Las Loras, em Espanha, no âmbito do Projeto Erasmus + - Geoparks.
A equipa portuguesa, composta por seis alunos, duas professoras e duas técnicas do Arouca Geopark, deslocou-se, entre 14 e 18 de abril, a Villadiego, uma pequena vila da província de Burgos, comunidade autónoma de Castela e Leão, para visitar o belíssimo geoparque de Las Loras e, assim, encerrar as atividades do Projeto Erasmus + - Geoparks, projeto de parceria e descoberta de quatro geoparques – Arouca Geopark, Haute- Provence, Lesvos e Las Loras, iniciado em 2016. Toda a comitiva foi acolhida pelos parceiros do Instituto de Enseñanza Secundaria de Campos de Amaya, por representantes da autarquia, da educação e do Las Loras Geeopark.
Durante a estadia, houve a oportunidade de participar em diferentes atividades na escola, assistir a um concerto da banda de música local e de realizar diversas visitas ao Geoparque de Las Loras. As visitas e caminhadas pelo Las Loras Geopark foram agradáveis e permitiram conhecer belíssimas paisagens e geossítios, tais como a queda de água da Yeguamea, La Cueva de Los franceses, Las Tuerces, Mirador de Valcavado, Covalagua, Humada, Basconcillos del Tozo, Sargentes de La Lora, Rudrón, Sedano e Orbaneja del Castillo. Também foi providenciada a visita à cidade de Burgos e à sua Catedral, um dos mais belos templos góticos.
Todos os alunos parceiros apresentaram os seus trabalhos para promover os respetivos geoparques (Espanha - uma rota pelo Las Loras Geopark, França – Lendas e arte no Haute Provence Geopark, Grécia – Geotale da Floresta Petrificada de Lesvos, Portugal – Panfleto para crianças sobre o vale do Paiva) e deram a conhecer as atividades realizadas para desenvolver competências de empreendedorismo (Espanha - criação de uma empresa de outdoor e aventura; França - Handcraft e fósseis, Grécia – Atividades digitais no Lesvos Geopark, Portugal – compilação de receitas do Arouca Geopark), bem como os resultados muito positivos dos questionários sobre o conhecimento do património natural e cultural dos quatros geoparques. Todos os jovens promoveram os respetivos geoparques num feirinha na praça principal de Villadiego. Foi com esmero e paixão que os nossos jovens embaixadores, com a ajuda do material promocional, gentilmente cedido pela AGA (Associação Arouca Geopark), divulgaram a Serra da Freita e os Passadiços do Paiva, entre outras maravilhas do Arouca Geopark. Os alunos participaram, ainda, em workshops de sentidos, de dança e de culinária, no mosteiro de Santa Maria la Real e na escola de acolhimento, tendo confecionado entradas, pratos e sobremesas partilhadas no almoço de encerramento do projeto.
Nas reuniões de trabalho, foi feito o balanço do projeto e abordadas questões de disseminação e sustentabilidade do mesmo. Este projeto será apresentado nas Jornadas de Educação, no AEA, em julho, na International Conference of Geoparks, em Itália, em setembro de 2018 e na National Student’s Conference, em Atenas, em outubro de 2018.
No decurso desta deslocação, os participantes portugueses ainda tiveram a oportunidade de visitar a cidade de Madrid e apreciar, no Museu Rainha Sofia, a exposição, "Pessoa. Tudo é uma forma de literatura", que reúne obras de arte de mais de 20 artistas.
Este projeto foi e será uma experiência inesquecível e muito enriquecedora para todos os participantes, porque reforçou a partilha de conhecimentos e práticas e, não menos importante, porque criou e consolidou amizades que vão perdurar no tempo e no espaço. Após uma experiência destas, ninguém é o mesmo.