Projeto Geoparks, 12 a 17 de março

No âmbito do programa Erasmus +, parcerias estratégicas, Projeto Geoparks, estiveram em Arouca, no Agrupamento de Escolas de Arouca, entre 12 e 17 de março, os parceiros europeus de Espanha, França e Grécia, uma comitiva de 28 pessoas (alunos e professores).

O programa de atividades ambicioso, preparado pela equipa em colaboração com o Arouca Geopark, foi muito elogiado por todos os participantes. Contou com sessões de trabalho que envolveram alunos e professores de diferentes turmas e níveis de ensino, atividades culturais e visitas ao centro histórico da vila, ao Arouca Geopark e cidade do Porto. Ao longo da semana, todos puderam partilhar conhecimentos, experiências, saberes culturais e criar laços de amizade. Os nossos parceiros tiveram a oportunidade de apreciar a nossa gastronomia, conhecer e valorizar o nosso património cultural e natural.

As famílias de acolhimento vivenciaram uma experiência diferente e contactaram de perto com outras realidades culturais.

O AEA agradece a colaboração do Arouca Geopark, das famílias, de todos os professores e alunos (cursos profissionais de restauração cozinha e pastelaria e serviço de mesa e bar, de turismo – 10ºano, de multimédia; 7º ano das turmas B e D; Línguas e Humanidades 10.ºD, Artes Visuais 10º e 11º; pré e 1ºciclo da EB1 de Arouca e alunos Embaixadores Juniores do Parlamento Europeu), dos assistentes operacionais e assistentes técnicos que permitiram o sucesso deste encontro. De ressalvar, ainda, o apoio da Câmara Municipal de Arouca e da Câmara Municipal de Castelo Paiva, que nos cederam graciosamente transporte para as visitas ao Arouca Geopark, de várias empresas e outras entidades que contribuíram para a exposição patente na biblioteca da ESA, nomeadamente a maqueta topográfica de representação do relevo em 3D - um excerto do concelho de Arouca- com a localização dos geossítios, freguesias e principais linhas de água; dois perfis topográficos da mesma área e a estrutura dos bonecos em papel machê (Câmara Municipal de Arouca, Corticeira Amorim, Arcmilimétrica, Luísa Sousa Calçado, Cise – Seia e professor Fernando José Morgado).

Os alunos diretamente envolvidos no projeto tiveram, ao longo da semana, um comportamento exemplar que nos orgulha e puderam pôr em prática várias competências, nomeadamente linguísticas.

Os parceiros regressaram aos seus países maravilhados com o nosso caloroso acolhimento e savoir-faire.

Entre 24 e 30 de abril, 3 professores e 6 alunos deslocam-se a França, Digne-Les-Bains, para dar seguimento às atividades do projeto.

Fotos