Ilustrador chileno visita bibliotecas escolares
Marco Rojas Maureira é professor de Artes Visuais e Educação Tecnológica no Colégio Internacional de Alba, no Chile, e ilustrador solidário do projeto Histórias da Ajudaris.
Aproveitando a oportunidade do autor ter vindo visitar o nosso país, depois de uma longa viagem por outros países da Europa, a Associação Ajudaris proporcionou-nos um encontro com o ilustrador, no dia 9 de março, nas bibliotecas Escolares das EB 1 de Arouca (4A, B e C), Rossas (3A e 4A) e Burgo (3B e C), para partilha de culturas, experiências e promoção de workshops de ilustração.
O ilustrador partilhou um pouco da sua atividade profissional, enquanto ilustrador das histórias da Ajudaris, desafiando as turmas a passarem pela mesma experiência, passando por várias etapas até conseguirem representar a história.
Em primeiro lugar, ouviram a história O Comboio mistério, do livro Ajudaris´16, escrito por alunos do pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Arouca, imaginando-a de olhos fechados, ao mesmo tempo que escutavam sons de comboios em movimento. De seguida, formaram-se três grandes grupos e cada grupo concentrou-se na parte da história que lhe foi atribuída (introdução, desenvolvimento e conclusão), ouvindo, novamente, a história. No final, os grupos expuseram as suas ilustrações e organizaram-se os trabalhos para serem colocados num mural.
A equipa de PBs agradece a todos os envolvidos (Ajudaris, Direção, alunos e professores) o apoio, colaboração e empenho no desenvolvimento da atividade.