Projeto GEOPARKS - Reunião transnacional
No âmbito do projeto GEOPARKS, integrado no programa Erasmus+, Ação K2, Cooperação para a Inovação e Boas Práticas, entre os dias 24 e 26 de outubro, as docentes Amélia Rodrigues e Manuela Belém deslocaram-se a Villadiego, em Espanha, para participar na reunião transnacional de projeto.
Este projeto, com a duração de dois anos letivos, (2016/17 e 2017/18), envolve estabelecimentos de ensino situados em parques naturais ou geoparques, de 4 países parceiros: Espanha (País Coordenador), Portugal, França e Grécia.
Ao longo do projeto, pretende-se desenvolver atividades de formação, ensino e aprendizagem com o objetivo de abrir as portas dos estabelecimentos de ensino envolvidos, alargar os horizontes dos nossos alunos, melhorar os seus resultados e competências e dar a conhecer e valorizar o património natural e geológico dos geoparques dos países parceiros (Parque Geológico Las Loras – Villadiego, Burgos – Espanha, Alpes-de-Haute-Provence, Digne Les Bains – França, Lesbos, Mytilene, - Grécia e Arouca Geopark, Arouca - Portugal).
Integram a equipa deste projeto as docentes Carminda Santos (Biologia e Geologia), Margarida Prata (Geografia), Manuela Belém (Inglês) e Amélia Rodrigues (Português e Francês), coordenadora do projeto no AEA.
N o primeiro encontro de trabalho, no Instituto de Enseñanza Secundaria de CAMPOS DE AMAYA, em Villadiego, região de Burgos, Espanha, os professores presentes planificaram as atividades a desenvolver, esclareceram dúvidas e partilharam expetativas em relação ao projeto.
De dia 13 a 17 de março de 2017, está prevista a receção dos parceiros no AEA (2 professores e 4 alunos por país). Este projeto prevê ainda 3 deslocações de professores e alunos aos países participantes, para apresentação das tarefas desenvolvidas e partilha de boas práticas. A deslocação a Digne Les Bains (Alpes-de-Haute-Provence – França) decorrerá de 24 a 28 de abril, a Mytilene (Lesbos - Grécia) na primeira semana de outubro de 2017 e Villadiego (Burgos – Espanha) de 16 a 20 de abril de 2019, para terminar os trabalhos.