Alunos e professores do Agrupamento visitaram Digne-les-Bains

Entre os dias 24 e 30 de abril, alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Arouca visitaram Digne-les-Bains, uma pequena cidade francesa da região do Geoparque de Haute-Provence, no âmbito do Projeto Erasmus + - Geoparks.

A equipa portuguesa composta por seis alunos e três professoras deslocou-se, entre 24 e 30 de abril, a Digne-les-Bains, uma pequena cidade situada no centro do departamento de Alpes-de-Haute-Provence, na região Provence-Alpes-Côte d'Azur (PACA) para dar continuidade às atividades do Projeto Erasmus + - Geoparks, projeto de parceria e descoberta de quatro geoparques – Arouca GeoparK, Haute- Provence, Las Loras e Lesbos.

Localizada, entre montanhas, a 608 metros de altitude, esta cidade acolhedora deve o seu nome às oito fontes termais de água quente e uma de água fria que possui e orgulha-se de ser o berço dos geoparques do mundo inteiro. Também é conhecida no mundo da literatura através do grande escritor Victor Hugo que se inspirou numa história verídica, passada no início do seculo XIX, em Digne, para criar as personagens de Jean Valejan e Monseigneur Myriel de uma das suas obras mais importante Os Miseráveis.

Alunos e professores portugueses foram acolhidos pelos parceiros do Lycée Alexandra David Néel e tiveram a oportunidade de participar em diferentes atividades na escola e visitas ao Geoparque de Haute-Provence. Durante as sessões de trabalho, houve espaço para apresentar a biodiversidade e riqueza natural do Arouca Geopark e, assim, divulgar o nosso geoparque. Todos os parceiros apresentaram a biodiversidade dos seus geoparques e proporcionaram-se momentos importantes de partilha, análise e sensibilização para a necessidade de preservar e respeitar este valioso património.

Toda a comitiva, composta por alunos e professores portugueses, espanhóis, gregos e franceses, foi recebida pelos responsáveis autárquicos da educação e do ambiente, que nos seus discursos salientaram a importância do papel dos jovens enquanto embaixadores dos geoparques e da construção de uma Europa unida.

Ao longo da estadia, foram proporcionadas algumas visitas pelo Géoparc de Haute-Provence para apreciar as suas belíssimas paisagens de uma grande riqueza geológica e natural. O roteiro foi iniciado, no primeiro dia, com um passeio pelo Museu Promenade, cartão-de-visita do geoparque, local a não perder com a sua grande cascata de tufo calcário que constitui a maior atração deste museu ao ar livre e a observação de várias obras de arte. Nos dias seguintes, foi possível contemplar as belas paisagens da região com montanhas, escarpas e desfiladeiros imponentes, fazer um piquenique no Lac de Saint Croix, um lago artificial com águas, provenientes do degelo dos Alpes, de um azul-turquesa indiscritível, apreciar as faianças e a bela vila pitoresca de Moustier de St Marie e admirar os famosos campos de lavanda ainda verdejantes, imaginando o seu colorido de verão. O programa contou ainda com a passagem pela Dalle aux Ammonites (parede de amonites) e um percurso pedestre até ao cimo de uma montanha, na orla sul dos Alpes, para apreciar a bela vista sobre o famoso Vélodrome d’Esclangon.

No regresso, antes de ir para o aeroporto, ainda houve algum tempo para realizar um passeio turístico por alguns lugares emblemáticos de Marselha como o Vieux Port, Notre Dame de La Garde e o Mucem, museu das civilizações europeias e mediterrânicas.

Como é habitual, os alunos ficaram maioritariamente alojados nas famílias de acolhimento, os professores e restantes alunos ficaram hospedados no internato do liceu.

Foi uma experiência inesquecível e muito enriquecedora para todos os participantes, tendo reforçado a partilha de conhecimentos e consolidado amizades que vão com certeza perdurar com a criação de redes educativas a nível transnacional. A prática da língua inglesa é também uma mais-valia para os alunos, não só durante os encontros, mas também nos contactos que continuam a manter nas redes sociais.

De regresso, é tempo, agora, de começar a preparar a deslocação à ilha grega de Lesbos, na primeira semana do mês de outubro. 

Fotos