Animação Cultural: Teatro

Alunos durante uma peça de teatro

No âmbito da disciplina de Animação Cultural – Teatro, do Curso Vocacional 3.º CEB - 8.º I, ao longo do ano letivo, foram desenvolvidos dois projetos: um de expressão corporal e outro de expressão dramática.

O primeiro projeto, designado por: projeto cénico-vocal, levou cada aluno a escolher uma música que cantou de viva voz ou em playback individualmente ou em grupo. O resultado do trabalho foi revelado aos professores das disciplinas da área vocacional, aos alunos da turma, aos professores e alunos do Ensino Especial. Descobriram-se e partilharam-se talentos artísticos e vocais.

O segundo projeto foi a encenação das peças de teatro: “O Criado Mentiroso”; “A História do Discorrer” e “A História do Lobo e da Raposa”. Partindo de textos dramáticos já existentes, a professora e os alunos adaptaram-nos. Reconhecidas as personagens, procedeu-se ao casting para a escolha certa de cada ator/atriz de acordo com o papel que deveria desempenhar. Os alunos encarnaram as figuras da história e preparou-se o guarda-roupa com o espólio da Escola e da professora da disciplina. Na disciplina de Artesanato, com a professora Ana Clara Brandão, construíram-se os adereços para o enriquecimento da caraterização das personagens e do cenário.

Realizaram-se os ensaios, definindo e redefinindo gestos, posturas, marcando espaços e nos dias 27 e 31 de maio e 08 de junho, os alunos, na presença dos professores das disciplinas da área vocacional, apresentaram as suas peças de teatro. “A História do Lobo e da Raposa” apresentada no dia 31 de maio contou ainda com a presença dos alunos e das educadoras do Jardim de Infância do Centro Paroquial Rainha Santa Mafalda. A pequena peça agradou o público. Os alunos-atores, por sua vez, ficaram muito satisfeitos por terem tido uma experiência enriquecedora e agradável no seu percurso de vida escolar.

A metodologia de projeto com uma vertente de ligação entre os alunos da escola e destes às instituições locais são fundamentais, principalmente nos cursos vocacionais, como é o caso do 8.º I, reforçando a componente prática deste tipo de percursos.

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