Um futuro para todos

A Escola Básica de Arouca tem o privilégio de pertencer à REDE de Escolas do FUTURO, com o objetivo de criar um viveiro de plantas nativas na sua escola.

A primeira etapa constou na recolha de pacotes de leite necessários para alojar as sementes de três espécies nativas. Esta etapa foi concretizada com êxito, uma vez que toda comunidade educativa e local colaborou. Neste projeto estão envolvidos diretamente 4 professores e 20 alunos de 5º e 6º ano, que irão acompanhar todas as etapas da germinação e o crescimento das pequenas árvores. Feito o trabalho de preparação temos 162 contentores de carvalho negral, 157 contentores de carvalho alvarinho e 162 de medronheiros.

Apesar das condições meteorológicas não terem sido as mais favoráveis, conseguimos ter até ao momento 66 plantas de duas espécies: carvalho negral e carvalho alvarinho. Até ao momento ainda não se verificou nenhuma germinação de medronheiro, embora a sementeira tenha decorrido de acordo com as indicações facultadas.

De referir o acompanhamento atento por parte dos professores envolvidos na atividade e a preocupação constante dos alunos do clube da Célula Ecológica que fazem a monitorização da evolução da sementeira.

Foi com muito agrado que participamos neste projeto, uma vez que é importante a sensibilização para a preservação das espécies autóctones da região.

Fotos