Viver a escola com...

A atividade “A Viver a Escola…” aconteceu no dia de 3 junho, no período da manhã, nas instalações da ESA, e o seu sucesso deveu-se ao dinamismo e empenho de todos os docentes dos diferentes departamentos e níveis de ensino, do envolvimento dos alunos bem como da colaboração de todos os assistentes operacionais.

Muitas foram as atividades que se desenvolveram, organizadas pelos vários departamentos, clubes ou Associação de Pais. Assim, realizou-se para todos os alunos, no primeiro tempo da manhã, um exercício de evacuação do edifício da ESA e a passagem pelas salas TIC para responderem a um inquérito sobre os Passadiços do Paiva para o galardão internacional. Também foi organizada a palestra e a entrega do prémio ao vencedor da III Edição do Prémio do Ensaio em Ética e Filosofia, o aluno Luís Filipe Rodrigues Martins, do 11ºA.

O departamento de Matemática e o departamento de Ciências Sociais Humanas realizaram o Peddy Paper, para equipas de 5 alunos e um adulto, com propostas de atividades que saíram dos limites físicos da escola. O departamento de Educação Física e Desporto propôs inúmeras atividades desportivas, tais como: parede de escalada, salto em comprimento, futvolei e jogos tradicionais. O departamento de Ciências Experimentais colocou ao serviço dos alunos um manancial de experiências e demonstrações científicas. O departamento de Matemática abriu as oficinas de Eletrónica para uma amostra de Robótica.

O Clube de Artes propôs a todos alunos que passaram pelo seu espaço a criação de uma Cascata, lembrando a quadra dos Santos Populares. O Clube EcoEscolas desdobrou-se entre a Pegada Ecológica, a Manta de Retalhos com mensagens ecológicas e uma sessão com a Semente do Futuro, subordinada ao tema “Aproveitamento alimentar: maravilhas do nosso Geoparque”.

A Associação de Pais, em parceria com a Academia de Música, o Teatro Experimental de Arouca (TEA) e a professora Sílvia Gonçalves, proporcionou aos alunos que passaram por estes ateliês a experimentação de instrumentos, Teatro e Dança.

Exposições diversas e em vários espaços da escola, bem como no Museu Municipal de Arouca que puderam ser vistas por todas as turmas: a Exposição “Catástrofes Naturais” organizada pela turma do 8ºI e o Clube de Artes do 2ºciclo; exposição na biblioteca da ESA,“ A Passarola”, inspirada na obra de José Saramago “O Memorial do Convento”; ”Máquinas e Engenhos” uma exposição na vitrine da papelaria da ESA, com os trabalhos no âmbito da disciplina de ET, da turma do 6ºE; caricaturas de personagens da obra literária “O Memorial do Convento” de José Saramago na vitrine do átrio da ESA, elaboradas pelo 12ºD; a “ Arte reciclada” no corredor da ala norte da ESA e Ambiente e Santos Populares (cartazes e decoração) em vários locais da escola básica.

Os alunos do curso de Artes Visuais do 10º e 12ºano apresentaram várias ARTES NA RUA, pintaram painéis com a técnica de graffiti, uma experiência única e inovadora para quem assistiu, e o produto final serão obras plásticas que imortalizam o momento e poderão servir para embelezar um espaço da escola. Fizeram ateliês de colagem e uma instalação artística na entrada da ESA, onde se sugeria aos visitantes que escrevessem sobre o mote “ A ARTE É …” e colocassem na vedação, como se de uma teia se tratasse.

Alguns alunos do 12ºD, com a obra original de Hélder Antunes e sob orientação do mesmo, apresentaram uma peça de teatro “ A herança da D. Isabelinha” para rejúbilo das varias turmas que assistiram, dando a impressão que o auditório foi pequeno para tanta audiência.

A equipa PES provou, se preciso fosse, que o exercício físico como uma prática saudável pode ser divertido.

Concluiu-se, ainda, que os ateliês foram poucos e, apesar dos parcos meios disponíveis para a realização destes, conseguimos proporcionar aos alunos um dia diferente e colocá-los em contacto com diferentes expressões artísticas. O empenho, motivação e interesse dos alunos fazem-nos acreditar que vale a pena trabalhar com ARTE e para a ARTE. 

Fotos: PeddyPaper | Teatro | Dá-lhe corda! | Outras atividades