Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP

No dia 5 de maio, o AEA comemorou o dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP com um programa diversificado, que culminou com um espetáculo na Loja Interativa de Turismo de Arouca, organizado pelo Departamento de Línguas.

Durante o período da manhã, alunos do 8ºA presentearam os professores com um sketch humorístico sobre a história e evolução da Língua Portuguesa. Na Escola Básica de Arouca, os alunos do 2º ciclo criaram poemas coletivos que serão ilustrados e compilados em livro.

A magia da sétima arte esteve também presente neste dia, revisitando-se o período de ouro do cinema português com o filme “O Pátio das Cantigas” de Leonel Vieira e o eterno clássico “Aniki Bóbó” de Manoel de Oliveira.

Ao longo do dia, a rádio escola passou música lusófona e no átrio da ESA foi possível assistir à projeção de documentários sobre a Língua e a Literatura na CPLP e aos filmes realizados por alunos do 1ºCEB. Houve ainda exposições de objetos representativos dos países da CPLP na BE/CR e de trabalhos realizados pelos alunos do ensino secundário (Cantigas de Amigo/Amor e quadras e sonetos; Caricaturas – Memorial do Convento), que continuam patentes ao público.

Pelas 21h, a comunidade educativa foi convidada a assistir ao espetáculo de homenagem à Língua Portuguesa e à Cultura da CPLP, contando com a participação de alunos dos diferentes níveis de ensino que declamaram poemas de sua autoria e de poetas consagrados do mundo lusófono.

A sétima arte esteve mais uma vez presente com os filmes inéditos do 1º CEB: “A Vaca Aguadeira”, “Bruxinha” e “Milagre das Rosas”.

O teatro abrilhantou esta noite com a apresentação da cena “Todo o Mundo e Ninguém”, do Auto da Lusitânia, de Gil Vicente, cuja mensagem se mantém atual. O momento musical esteve a cargo do grupo Claminus, que deu a conhecer o seu álbum “InQuietudes”, um tributo à poesia de Fernando Pessoa.

A noite terminou com a atuação do clube Pés com Dança da ESA e com a degustação de iguarias de alguns países lusófonos.

A todos os que permitiram a concretização destas atividades, o nosso agradecimento.

Fotos