Projeto AnimaFilme – oficina de fotografia

Os alunos do 3º ano de Rossas deslocaram-se à Escola Secundária de Arouca para participarem numa oficina de fotografia.

Os alunos do 3º ano de Rossas, dando cumprimento às atividades do projeto AnimaFilme, deslocaram-se à Escola Secundária de Arouca, dia 6, pelas 10h, para participarem numa oficina de fotografia, orientada pelos professores Cristina Folgado e Filipe Gama e com o apoio dos alunos da turma do 9ºH do curso de vocacional. Os alunos ficaram a perceber como funciona o processo fotográfico e a saber que a fotografia é mais do que uma forma de partilhar o que se vê. Descobriram que a fotografia é escrever com a luz e que pode ser utilizada de modo artístico e expressivo.  

Luz, imagem, câmara escura, enquadrar, focar, experimentar, observar fez parte do conhecimento teórico que os alunos exercitaram.

Os alunos tiveram oportunidade de conhecer e manusear uma máquina fotográfica pinhole (em lata), que usa uma técnica fotográfica sem recurso a lentes, e manusear uma máquina fotográfica digital.

Esta oficina foi uma mais-valia para o aperfeiçoamento da técnica deanimação Stop Motion que este grupo de alunos está a praticar e a desenvolver, com recurso a fotografia.

Um agradecimento especial aos professores e alunos que se disponibilizaram para este desafio, contribuindo para o desenvolvimento da literacia fotográfica dos alunos e, assim, contribuir para espalhar a magia do cinema de animação. 

Fotos