Visita de estudo do 7º ano
Os grupos disciplinares de Educação Moral e Religiosa Católica e História do Agrupamento de Escolas de Arouca organizou uma Visita de Estudo ao Porto, no dia 15 de março de 2016, para todos os alunos do 7º ano. Estes acompanhados pelos seus professores foram convidados a conhecer o Património sociocultural e religioso da cidade, onde puderam conhecer e fruir de vários espaços, bem como vivenciar experiências culturais que foram, por certo significativas.
Junto à Serra do Pilar, começámos por desfrutar da belíssima vista panorâmica sobre o Atlântico, o rio Douro e a sua foz, a Ribeira do Porto e uma parte da Cidade Invicta onde identificamos vários pontos de interesse: a Torre dos Clérigos, a Ponte D. Luís, as Muralhas Fernandinas e a Sé, entre outros.
De seguida, fizemos o trajeto a pé desde a Serra do Pilar até à Sé do Porto, pelo tabuleiro superior da ponte D. Luís.
Já na Sé do Porto, um monumento de estrutura romano-gótica (séc. XII e XIII) tivemos a oportunidade de contemplar alguns dos mais significativos aspetos arquitetónicos e religiosos. Fomos presenteados com uma visita guiada ao claustro da Sé, bem como a algumas salas “temáticas”, onde também pudemos observar esculturas e pinturas religiosas do estilo gótico e barroco. Destacamos, a propósito, o profissionalismo da excelente guia que nos acompanhou na visita.
Após o almoço, no Centro Comercial Arrábida Shopping, fizemos um relaxante passeio de barco pelo rio Douro, apreciando as magníficas vistas das duas margens e as principais pontes que ligam Vila Nova de Gaia ao Porto, desde a Arrábida até ao Freixo.
Em jeito de conclusão, podemos dizer que, nem mesmo a relativa má vontade de S. Pedro, conseguiu «beliscar» a alegria de todos os participantes. Esta visita foi uma experiência enriquecedora do ponto de vista cultural e lúdica para todos, tendo-se conseguido atingir os objetivos propostos:
Criar oportunidades de descoberta de conhecimentos/ realidades/ interesses que possam favorecer a motivação, valorizar a cidadania e a participação, promover o contributo dos agentes educativos para a construção de uma cultura de escola/agrupamento, construir uma interação pedagógica de empatia, abertura e respeito, criar a consciência de que situações de aprendizagem diversificadas melhoram o nível educativo, conhecer / visitar espaços relacionados com conteúdos estudados (a arquitetura românica), despertar o interesse dos alunos pelo património nacional e alargar horizontes culturais, desenvolver normas e atitudes adequadas à visita a locais de interesse cultural.