Apresentação do novo livro de Pedro Leitão

No dia 1 de Março recebemos no Agrupamento de Escolas de Arouca o autor Pedro Leitão para apresentação do nono livro “As misteriosas bolas brancas”, da sua coleção As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho, em banda desenhada.

Este livro tornou-se especial para os alunos, pois, segundo o autor, a inspiração para o momento alto da história surgiu de um misto de sensações e sentimentos no momento que o escreveu. Por um lado, tinha bem presente o desafio proposto no último encontro realizado na EB do Burgo de se inspirar em Arouca para escrever um novo livro, por outro lado, os dentes do siso que tinha acabado de extrair e que o levaram a imaginar as Pedras Parideiras a saírem da Pedra Mãe disparadas, após milhares e milhares de anos presas na pedra de granito. É claro que a imaginação e a fantasia não têm limites e são evidentes nos seus livros e só depois de contactarmos com o autor é que nos apercebemos da relação que as personagens criadas, nas aventuras, têm a ver com a sua vida ou experiências vividas. Salienta-se ainda a excelente empatia que o autor cria com os alunos, através da animação à leitura que os delicia e cativa para a mesma, fazendo-os acompanhar o desenrolar dos acontecimentos com gestões, sons e/ou movimentos.

O escritor e ilustrador esteve, durante a manhã, no auditório da Escola Secundária com os alunos da EB1JI de Arouca e à tarde na EB do Burgo. Os alunos de ambas as escolas, com a colaboração dos docentes, apresentaram alguns trabalhos alusivos à vida e obras do autor: poesias, desenhos, cartazes, uma canção e um pequeno vídeo realizado com recurso à técnica de stop motion.

As Bibliotecas Escolares agradecem a colaboração dos alunos, docentes, coordenadoras dos estabelecimentos envolvidos, assistentes operacionais e colaboradores ou entidade parceiras presentes nesta atividade: direção do AEA, CMA, BM, AGA, CIBE e CFAVCOA.

Ver/descarregar fotos