Visita de estudo - 9ºG

No dia 8 de março os alunos da turma 9ºG acompanhados pelas professoras Teresa Negrão, Sandra Teixeira e Almerinda Fernandes deslocaram-se a Eirol-Aveiro para visitar o Centro Integrado de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos - ERSUC. Esta visita decorreu no âmbito do projeto Eco Escolas e das disciplinas de Físico – Química e Audiovisuais.

A gestão integrada do sistema de resíduos sólidos urbanos e equiparados, inclui os serviços de recepção, transferência e tratamento de lixo do distrito de Aveiro, servindo uma população de um milhão de habitantes e tratando cerca de 430 000 toneladas de resíduos por ano.

Os alunos puderam ver qual o destino dado ao lixo recolhido nomeadamente do concelho de Arouca. Contactaram com o processo de triagem, o qual permite a separação do lixo orgânico e dos lixos provenientes dos ecopontos, o vidro, o cartão, as embalagens de metal e plástico, e outros. Aprenderam ainda que o lixo orgânico é aproveitado para a produção de biogás e de fertilizantes naturais e que das garrafas e garrafões de plástico se produz fibras para o fabrico de roupa (poliéster).

Ao longo da visita foi notório o interesse demonstrado por todos os alunos, verificando-se que ficaram bastante sensibilizados para a importância do contributo de cada um no processo de separação e de reaproveitamento do lixo.

Ver/descarregar fotos