Visita de estudo

O grupo de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) promoveu uma visita de estudo a Ávila e a Salamanca, nos passados dias 12 e 13 de fevereiro de 2016.

Os alunos dos 10º anos inscritos na disciplina de EMRC , no primeiro dia da viagem, visitaram a cidade Natal de Teresa de Ávila, Alba de tormes, e fizeram uma visita guiada por Ávila - uma cidade espanhola, património da humanidade localizada na região de Castela e Leão. No final do dia rumaram para a bela cidade de Salamanca, para o albergue Juvenil - Lazarillo del Tormes, onde depositaram as suas bagagens e dispuseram de algum tempo para se preparar e seguir para o jantar no centro de Salamanca. Depois do Jantar/Ceia realizaram um passeio panorâmico pela cidade para conhecer o espaço envolvente onde iriam ficar durante esses dias.

Na manhã de sábado, dia treze de fevereiro, fizeram uma visita guiada por dois guias turísticos que os levaram a visitar a Ponte Romana, Catedral Velha e Nova, a Universidade, a Casa das Conchas, Fachada de la Clerecia e Praça Maior e depois dispuseram de tempo livre para contactar com o comércio tradicional de Salamanca e comprar os “regalos” para os seus entes queridos e proporcionar momentos de interculturalidade.

A visita tinha enfoque nos seguintes objectivos:

  1. Promover a generalização de atitudes de respeito e solidariedade, e incentivar a conservação do património material da comunidade escolar;

  2. Desenvolver as competências do exercício de uma cidadania ativa, participada e responsável;

  3. Contribuir para a melhoria das expectativas relativamente à educação escolar e para o desenvolvimento de uma cultura de escolaridade obrigatória, de forma a combater o abandono escolar;

  4. Envolver as famílias na vida da escola para que se sintam parceiros ativos;

  5. Elevar as expetativas da comunidade educativa face ao papel da escola na formação das crianças e jovens;

  6. Aprofundar laços de proximidade com os pais e encarregados de educação, quer através da respetiva organização representativa, quer pelo contacto direto com os mesmos;

  7. Despertar nos alunos o gosto e a curiosidade por outras áreas do saber;

  8. Observar, e percecionar, realidades diferentes e inferir a importância das várias valências apresentadas;

  9. Desenvolver atitudes e valores associadas ao saber-estar em sociedade.

Os professores e alunos foram também realizando ao longo da visita de estudo registos fotográficos, os quais serão partilhados por todos os participantes, no sentido de serem visualizados por todos e para mais tarde se recordar os locais e momentos vividos.