Projeto "100milárvores"

Integrado no projeto “100milárvores” da Rede de Escolas do Futuro, os alunos do 10ºB, acompanhados pelas professoras de Biologia Geologia e de Físico-Química, deslocaram-se à Serra da Freita (Estação de Biodiversidade), no dia 16 de Fevereiro de 2016. Os objectivos prenderam-se com a inventariação das espécies arbóreas autóctones, incluindo uma reflexão sobre os benefícios ambientais e sociais que esta mancha verde proporciona. Os alunos identificaram as seguintes espécies autóctones: Pinus pinaster, Pinus sylvestris, Quercus robur llex aquifolium, Abies alba, Castanea sativa, Betula pubescens, Cupressus sempervirens.

É de realçar a curiosidade demonstrada pelos alunos quanto à diferenciação entre as flores masculinas e as flores femininas de algumas plantas, como consta de um dos registos escritos dos discentes, no qual se pode ler “ Numa árvore, em diferentes ramos, se visualizados de perto, era bem notória a diferença nas pequenas florzinhas que, depois de unidas através do pólen, iriam dar origem ao fruto”.

Muito importante foi a perceção dos alunos relativamente à diferença entre o conhecimento teórico de sala de aula e o conhecimento prático obtido no terreno, em contacto com a realidade. Mais enriquecedor ainda foi o facto deste conhecimento poder ser adquirido no território onde os alunos estudam e vivem.

Ver/descarregar fotos