S. Martinho e a Bela Adormecida, um encontro improvável em Arouca

No passado dia 11 de novembro, o S. Martinho foi comemorado de forma diferente pelos alunos do Projeto Ler Todos++. Na casa do Pão-de-ló de Arouca de Pedro Antão Tomé, um dos parceiros deste projeto, decorreu uma curiosa tertúlia «Por entre livros, castanhas e Pão-de-Ló».

Esta tertúlia teve como convidado especial José António Rocha, editor da obra A Bela Adormecida: Olhares Literários sobre Arouca, que respondendo às perguntas dos alunos e de outros convidados, falou de si e da sua obra, revelando aspetos curiosos relativos às suas origens [natural da freguesia de Mansores], da sua profissão [licenciado em Teologia e investigador no Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade católica Portuguesa] e outros sobre a génese desta curiosa obra.

Para além do editor, José António Rocha, esteve também presente José Nuno Pereira Pinto, autor do livro Da Outra Margem, cujos excertos integram também A Bela Adormecida: Olhares Literários sobre Arouca. As suas intervenções tornaram a tertúlia ainda mais interessante e rica.

Estiveram igualmente presentes a Diretora do Agrupamento de Escolas de Arouca, o Diretor do Centro de Formação de Professores AVCOA, a Drª Margarida Rocha da Biblioteca Municipal de Arouca, outros parceiros do projeto Ler Todos++, professores, pais e familiares dos alunos envolvidos, bem como algum público frequentador daquele espaço comercial.

Esta tertúlia organizada pela equipa de alunos “Ler Doce Ler” do 11ºD, no âmbito do projeto supra-referido, contou com a orientação das professoras de Português envolvidas e proporcionou um importante momento de convívio, diálogo, troca de impressões e opiniões acerca da Literatura, de ilustres escritores, das belezas de Arouca e da memória que esta grava naqueles que a visitam.

Foi um serão de S. Martinho diferente, passado entre livros e histórias e aconchegado na melhor das companhias, pelo Pão-de-Ló de Arouca e pelas tradicionais castanhas, umas mais doces do que outras, mas ambas saborosas, fazendo jus à data que, nesse dia, se celebrava.

Aqui fica o agradecimento público do AEA ao nosso convidado e conterrâneo José António Rocha.

NOTA BREVE: o projeto  resulta de uma candidatura apresentada pelo Agrupamento de Escolas de Arouca ao programa Ler+ Jovem, da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura. No AEA, o projeto é dinamizado pela Biblioteca Escolar da ESA e pelo Departamento Curricular de Línguas, em articulação com a Biblioteca Municipal de Arouca e envolve os alunos do 11º ano de escolaridade. O principal objetivo do projeto é levar os jovens a estimular e incutir hábitos de leitura na população adulta e sénior do concelho de Arouca.

Ver/Descarregar fotos