Padre António Vieira prega em Arouca

No passado dia 13 de novembro, realizou-se, na igreja do Mosteiro de Arouca, o espetáculo teatral “Payassu- o verbo do Pai Grande”, baseado no texto do Sermão de Santo António aos peixes, do ilustre padre jesuíta António Vieira. O ator luso-brasileiro Marcelo Lafontana, da Companhia de Teatro Formas Animadas, de Vila do Conde, encarnou a figura do Padre António Vieira e pregou aos alunos do Agrupamento de Escolas de Arouca.

O ator captou a atenção do auditório, tal como o carismático jesuíta fez no seu tempo, recorrendo a alguns artifícios cénicos, como as suas vestes, as andas que utilizou para se elevar entre os ouvintes, a sonoplastia e, sobretudo, a sua enorme capacidade expressiva e interpretativa.

Esta atividade foi organizada no âmbito da disciplina de Português do 11ºano, pelos docentes Fátima Carmo, Olga Soares e Ricardo Ferreira, com o intuito de levar os alunos a conhecer melhor a ação religiosa, política e social deste grande escritor-pregador seiscentista e, assim, ajudá-los a compreender a importância do estudo desta obra cujo conteúdo e propósito continuam extremamente atuais. Os alunos puderam, desta forma, consolidar os seus conhecimentos sobre este tópico importante do currículo. Assistiram ao espetáculo aproximadamente 170 alunos das turmas A, B, C, D, E, F, F1, G e H, do 11ºano, do ensino regular, profissional e vocacional. Os professores das respetivas turmas mostraram-se bastantes satisfeitos com a postura e interesse demonstrados pelos alunos. Estes, por sua vez, apreciaram bastante a prestação do ator e consideram que esta atividade lúdica e educativa foi extremamente enriquecedora, quer do ponto de vista cultural, quer académico e curricular. Por tudo isto, os alunos entendem que a atividade se deve repetir, futuramente.