Dia da Floresta Autóctone
No dia 23 de novembro, comemorou-se o dia da floresta autóctone e a nossa escola não deixou passar a data em branco.
Os alunos do sétimo ano de escolaridade, turma B, disponibilizaram-se para uma iniciativa,essencialmente assente na plantação de espécies autóctones ( Carvalho Alvarinho, Loureiro, Castanheiro, Medronheiro e Azevinho), dinamizada pelo Geoparque, contando, também, com o apoio/participação da Câmara Municipal de Arouca.
A atividade de reflorestação teve lugar em Cabanas Longas, num Geossítio - Icnofósseis da área de Cabanas Longas - (para saber mais consultar http://www.geoparquearouca.com/?p=geoparque&sp=osgeossitios), que será brevemente inaugurado, ficando aberto a toda a população, e que os nossos alunos tiveram o privilégio de visitar em primeira mão.
Uma vez concluída a plantação, tivemos oportunidade de perceber o que são os icnofósseis e qual a importância da sua existência e do seu estudo. Foi-nos explicado que a dimensão das placas e a excelência dos icnofósseis conferem a esta área um elevado valor paleontológico, transformando, mais uma vez, a nossa região num espaço de interesse nacional e internacional.
A saída terminou com a visita à aldeia da Paradinha, um lugar da freguesia de Alvarenga, (http://www.aldeiasportugal.pt/sobre/60/#.VlMvePnhCUk), onde o xisto e a ardósia dominam e embelezam o casario.
Foi uma manhã bonita e proveitosa durante a qual demos o nosso contributo para a tão necessária reflorestação de Portugal. Um agradecimento muito especial aos alunos do 7ºB que, com entusiasmo e espírito de grupo, tão bem representaram a nossa escola, entregando-se a esta causa ambiental.