Animação Cultural - Teatro

2014 animcacao cultural teatroNo âmbito da disciplina de Animação Cultural – Teatro, do Curso Vocacional 2.º Ciclo, da turma 6.º H, ao longo do ano letivo, foram desenvolvidos dois projetos: um de expressão corporal e outro de expressão dramática.

O primeiro projeto, designado por: Workshop de Danças Folclóricas ou Populares, decorreu da comemoração do Dia do S. Martinho, efeméride de cariz popular, que se celebra a 11 de novembro. Na sala de aula foram descobertas as danças folclóricas ou populares e ensaiadas as coreografias de três dessas danças: “Rusga ao Senhor da Pedra” e “Água Leva o Regadinho” do Rancho Folclórico As Lavadeiras de Canelas e “Chiquinho” do Rancho Folclórico de Santa Cruz de Alvarenga. Apesar de apenas um aluno ter experiência neste tipo de dança, o grupo/turma mostrou uma certa empatia com o folclore. Nos dias 13, 18 e 25 de novembro, pelas 13h30, no Jardim de Infância da vila de Arouca e no dia 09 de dezembro pelas 8h30 no Centro de Dia do Centro Social Paroquial de São Salvador do Burgo de Arouca, os alunos e a professora, vestiram-se a rigor (com peças genuínas e outras adaptadas) para transmitirem o espírito folclórico também através dos seus trajes.

Os idosos encontravam-se na sua sala de estar (um pouco pequena para um baile tão animado) e receberam a turma com muita atenção e entusiasmo. Deu-se início à apresentação das três coreografias. No final repetiu-se cada coreografia, para que houvesse a oportunidade de convidar um idoso para dançar.

As crianças do Jardim de Infância da vila de Arouca encontravam-se no hall de entrada da sua Escola e receberam cada turno do 6.º H com muita curiosidade e expetativa. O workshop começou com a apresentação da coreografia pelo 6.º H, de seguida cada aluno desta turma ensinou a coreografia a uma ou mais crianças do Jardim, repetindo-se a dança com o grupo que aprendeu a coreografia. No final adaptou-se a coreografia de modo a que pudessem dançar todos juntos: os alunos dos diferentes níveis de ensino juntamente com os professores. O público-alvo foi muito participativo e aderiu com muito entusiasmo à proposta da aprendizagem das danças folclóricas. Os alunos do 6.º H ficaram muito satisfeitos por terem conseguido levar uma nova aprendizagem àquelas crianças através destas danças.

O segundo projeto foi a encenação da peça de teatro: “A História da Velhinha”. Partindo do texto dramático já existente, a professora e os alunos adaptaram o texto ao número de alunos. Reconhecidas as personagens, procedeu-se ao casting para a escolha certa de cada ator/atriz de acordo com o papel que deveria desempenhar. Os alunos encarnaram as figuras da história e preparou-se o guarda-roupa com o espólio da Escola e da professora da disciplina. Na disciplina de Artesanato, com a professora Ana Clara Brandão, os alunos construíram os adereçose o cenário.

Começaram os ensaios, definindo e redefinindo gestos, posturas, marcando espaços e no dia 11 de junho pelas 9h, os alunos, na presença dos professores das disciplinas da área vocacional, apresentaram a peça de teatro aos utentes do Centro de Dia do Centro Social Paroquial de São Salvador do Burgo de Arouca. A pequena peça emocionou o público que reconheceu vivências antigas e histórias do seu passado manifestando muito apreço. Os alunos por sua vez ficaram muito satisfeitos por terem conseguido levar um pouco de alegria àqueles idosos e por terem tido uma experiência enriquecedora e agradável no seu percurso de vida escolar.

Este tipo de atividades de ligação entre a escola e as instituições locais são fundamentais, principalmente nos cursos vocacionais, como é o caso do 6.º H, reforçando a componente prática deste tipo de percursos. 

Ver/descarregar fotos

Imprimir