Atividades em HSCG

2014 atividades hscsOs alunos do 11ºE, durante o segundo período, no âmbito da disciplina de "Higiene, Segurança e Cuidados Gerais" (HSCG) visitaram o Centro de Dia do Centro Social e Paroquial São Salvador do Burgo e o Lar de Idosos da Casa do Povo de Santa Cruz de Alvarenga. Assistiram, ainda, à sessão prática sobre “Estimulação/relaxamento do sistema neuro-músculo-esquelético em idosos” dinamizada pela Dra. Andreia Noites, docente do Curso de Fisioterapia da Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Porto.

Visita ao Centro de Dia do Centro Social e Paroquial São Salvador do Burgo

Nos dias 23 de fevereiro (turno I) e 27 de fevereiro (turno 2) de 2015, a turma 11ºE, do Curso Profissional Técnico Auxiliar da Saúde, no âmbito do módulo 6 (Cuidados na Saúde do Idoso), da disciplina de Higiene e Segurança nos Cuidados Gerais de Saúde, acompanhadas pela professora Vera Noites, visitou o Centro de Dia do Centro Social e Paroquial São Salvador do Burgo.

Esta visita teve como objetivos conhecer uma das respostas sociais de apoio ao idoso do nosso concelho, onde, futuramente, alguns de nós poderão estagiar e trabalhar, e aprofundar os nossos conhecimentos acerca dos cuidados básicos dos idosos.

Fomos guiados, nesta visita às instalações, pela Dra. Susana Rocha, educadora social e responsável pela valência. Ficamos a saber que este centro de dia foi inaugurado em setembro de 2010 e dá apoio, diariamente, a 36 utentes, entre os 51 anos e os 95 anos de idade, numa média de idades de 80 anos.

Neste estabelecimento fornecem o pequeno almoço, reforço da manhã, almoço, lanche e, para alguns utentes, jantar. É realizada a higiene pessoal dos utentes e a cabeleireira vai uma vez por mês ao centro de dia. Todos os idosos que usufruem deste estabelecimento têm acesso ao transporte diário, de 2º feira a 6ºfeira.

Os utentes têm como atividades ocupacionais, para além disponibilizadas no local, a frequência de aulas de hidroginástica, 2 vezes por semana, e do ginásio, no Complexo Desportivo de Arouca.

Esta instituição apresenta ainda o SAD (Serviço de Apoio Domiciliário) que permite dar apoio a 36 utentes das diferentes freguesias de Arouca que, por questões monetárias ou outras, necessitam de apoio em casa.

Tivemos a oportunidade de interagir com todos os utentes, mas a D. Maria Pinheiro de 94 anos, a D. Amélia de 94 anos e o Sr. Alberto Rocha de 93 anos chamaram-nos à atenção pelo facto de serem os mais velhos e ainda apresentarem uma jovialidade fora do comum. Bem que tentámos saber o segredo, mas pareceu-nos que são muitos os factores!

Constatamos que todos os utentes têm retaguarda familiar (perfil misto) e que este apoio, é sem dúvida, uma mais valia para as famílias que, por variadíssimas razões, não podem acompanhar durante todo o dia os elementos mais velhos do núcleo familiar. É, também, uma forma dos idosos não se sentirem sós e inúteis em casa. E, como disse a D. Miquinhas (Maria Pinho) ” A solidão também mata”!

Visita ao Lar de Idosos da Casa do Povo de Santa Cruz de Alvarenga

No dia 14 de março de 2015 fizemos uma visita ao Lar de Idosos da Casa do Povo de Santa Cruz de Alvarenga, inaugurado em Maio de 2011.

Fomos guiadas pela psicomotricista, Cristina Martins, que explicou o funcionamento da instituição nas suas 5 valências: S.A.D (Serviço de Apoio Domiciliário), Lar de Idosos (50 pessoas), Creche (que ainda não está a funcionar), B.A (Banco Alimentar que apoia 50 pessoas) e Cantina Social.

Relativamente ao Lar, atingiu-se recentemente a lotação total, que é de 50 utentes, não havendo lista de espera. Verifica-se que 62% dos idosos tem autonomia reduzida.

O Lar tem 28 quartos, entre duplos e individuais, 4 suites, sala de estar, 3 copas de apoio aos quartos, sala de atividades e convívio, lavandaria, ginásio de fisioterapia, piscinas interior e exterior, refeitório, espaço de oração e diversos gabinetes (médico, enfermagem, fisioterapia, etc). Ótimas instalações!

Dão apoio a esta instituição 30 funcionários (terapeuta de psicomotricidade, fisioterapeutas, educadora social, enfermeiros, auxiliares de ação direta, assistente social e médico).

Verificamos que a instituição é aberta à comunidade e que presta importantes apoios/serviços no âmbito da saúde.

No final da visita, tivemos a oportunidade de contactar de perto com os utentes e fazer um jogo de boccia. Todos saímos enriquecidos e satisfeitos com a experiência. Ficamos contentes porque sentimos que os utentes gostaram da nossa presença e porque contactamos com pessoas simpáticas e cheias de sabedoria.

Sessão "Estimulação/relaxamento do sistema neuro-músculo-esquelético em idosos"

No dia 27 de março, assistimos a uma sessão prática sobre “Estimulação/relaxamento do sistema neuro-músculo-esquelético em idosos”, dinamizada pela Dra. Andreia Noites, docente do Curso de Fisioterapia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, no âmbito do Módulo 6 – Cuidados na Saúde do Idoso, da disciplina de Higiene Segurança e Cuidados Gerais.

Durante a sessão aprendemos algumas técnicas básicas de cuidados na saúde do idoso, de forma a proporcionar estimulação/relaxamento do sistema neuro-músculo-esquelético, bem como o seu conforto e segurança.