Oficina de escrita criativa na ESA

2012 oficina escrita criativa

Com o objetivo de levar os alunos a desenvolver o gosto pela escrita e vencer a “angústia da folha em branco”, o Departamento de Línguas da ESA, em articulação com a Biblioteca da escola, promoveu, junto dos alunos do Ensino Básico, uma oficina de Escrita Criativa, que culminou, no passado dia 11 de junho, com um encontro entre o escritor Carlos Madureira Rodrigues e os alunos que aceitaram o seu desafio e quiseram “ser escritores por um dia” (fotos).

O escritor foi recebido pela Professora Isabel Oliveira, na aula de Português do 7ºC. A estes juntaram-se alguns alunos do 9ºD, que também participaram nesta iniciativa. Parabéns às duas turmas, porque foram as que responderam ao desafio de forma mais entusiasta.

Num primeiro momento, a seis de maio, aquando das comemorações do Dia da Língua Portuguesa, o escritor veio à ESA para falar sobre escrita criativa aos alunos interessados, tendo travado com eles um diálogo muito enriquecedor. Nesse encontro, os alunos tiveram oportunidade de discutir e conhecer algumas dicas e ideias acerca da escrita criativa e de explorar os passos principais na construção de uma narrativa. Depois de espicaçada a curiosidade dos alunos, Carlos Rodrigues lançou o desafio aos “aprendizes de escritor” e os trabalhos apareceram.

O escritor voltou à ESA, na última semana de aulas, para, de forma personalizada e muito entusiasta, devolver aos alunos os seus contos, partilhando com estes muitos ensinamentos sobre a arte de (bem) escrever e muitos elogios.

Imprimir